Eletricidade e gás são opções combinadas para o transporte

As cidades brasileiras têm muito a aprender com as gestões públicas de alguns municípios europeus preocupados com o meio ambiente e com a maior qualidade de vida

A cidade sueca de Strängnäs, localizada a 90 quilômetros de Estocolmo, foi além do que apenas apostar em uma tecnologia de tração para o seu sistema de transporte coletivo. O município, por meio da operadora Bergkvarabuss, terá, até o final de junho deste ano, novos ônibus, num total de 34 unidades, sendo 28 movidos a biometano e seis 100% elétricos, todos produzidos pela montadora Scania.

Strängnäs, também conhecida como comuna, faz parte do condado da Södermanland, que possui mais 300 mil habitantes, e é considerada um patrimônio turístico local. A operadora Bergkvarabuss opera em rotas urbanas e regionais, atendendo à 30 cidades e regiões localizadas no sul da Suécia, país que é mundialmente conhecido por investir em trações limpas no seu sistema de transporte público.

Novos ônibus para um ambiente urbano mais limpo

O futuro é elétrico, mas por enquanto há outras opções que também se revelam limpas, em termos ambientais, como é o caso do biometano. Dos 28 novos ônibus movidos por esse biocombustível, três terão 14,80 metros de comprimento e o restante 13,30 metros, todos com entrada baixa. Já os veículos a bateria terão 12,20 metros de comprimento, piso baixo, e baterias com capacidade de armazenamento de 330 kWh, possibilitando autonomia entre 200 e 250 km.

Para completar a configuração dos veículos, que são do modelo integral Citywide, haverá ainda componentes internos, como conexão de internet gratuita via Wi-Fi, portas USB, protetores para carrinhos de bebês, câmeras de vigilância e desfibriladores.

A Scania também é a responsável pelo fornecimento da infraestrutura de recarga das baterias e do programa de manutenção dos veículos.

As cidades brasileiras têm muito a aprender com as gestões públicas de alguns municípios europeus preocupados com o meio ambiente e com a maior qualidade de vida.  

Imagens – Scania

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.