ZF disponibiliza tecnologias de segurança

Empresa promove recursos tecnológicos que salvam vidas

Fabricante de transmissões automáticas para ônibus, a ZF ressalta também o OnGuardMAX™, seu sistema inteligente projetado para melhorar a segurança nas estradas. Trata-se da sofisticada ferramenta ADAS que funciona por meio de radares, câmeras, sensores e softwares aptos detectar a presença de pessoas, animais ou objetos perigosos no meio da estrada.  Se o motorista não tomar nenhuma atitude para evitar o acidente iminente, a tecnologia inicia, de maneira autônoma, a frenagem de emergência, podendo parar o veículo por completo para ajudar a prevenir um acidente.

O recurso também conta com outras funções, como o de assistência LDW (Lane Departure Warning ou Aviso de Saída de Pista), que avisa imediatamente o motorista caso ele saia da sua pista por fatores como distração ou sonolência; o ACC (Adaptive Cruise Control ou Controle de Cruzeiro Adaptativo), que ajusta automaticamente a velocidade do veículo para manter uma distância segura dos veículos à frente e o BSD (Blind Spot Detection ou Detecção de Ponto Cego), que identifica objetos em pontos cegos.

Silvio Furtado, diretor de Soluções para Veículos Comerciais e Tecnologia Industrial na ZF América do Sul, disse que os produtos se destacam principalmente devido à inteligência que está embutida em seus sistemas. “Nossa tecnologia conta com diversos sensores que captam dados do comportamento do veículo e do motorista. Essas informações são analisadas pelo módulo eletrônico, e identificam, por exemplo, se a velocidade que o veículo está entrando em uma curva é segura para aquele trecho específico da pista. Caso necessário, o módulo envia comandos para os componentes do sistema, que atuam ajudando a controlar a velocidade e o movimento do ônibus”, observou.

Ainda, segundo a ZF, a redução no risco de acidentes pode ocorrer porque as suas tecnologias atuam de maneira altamente integrada com o trabalho do motorista, captando informações e identificando riscos em um sistema de monitoramento de 360 graus ao redor do veículo comercial.

Imagem – Divulgação

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *