Gestão no uso dos pneus

O monitoramento dos pneus é fundamental numa empresa de ônibus

No cotidiano de uma empresa de ônibus, há diversos fatores que precisam ser observados para proporcionar equilíbrio econômico na operação. O uso e o controle dos pneus é um expressivo exemplo nesse aspecto. Adaptar o serviço de gestão de pneus permite identificar o modelo com melhor desempenho para a frota.

Segundo Luiz Felipe Pereira, sócio-fundador e CTO no Prolog App, escolher e implementar um sistema de controle de pneus de ônibus (os mais recomendados são a planilha ou o software) é determinante. “No mais, o controle de pneus de ônibus precisa criar rotinas de aferição, calibragem, rodízio e qualquer outro serviço relacionado aos cuidados com pneus. Pode parecer bastante coisa, mas não são tarefas diárias”, disse ele.

O Prolog App é uma ferramenta que disponibiliza ao transportador a melhor forma de monitorar a vida dos pneus, bem como indicar que tipo dos mesmos deve ser colocados em operação. “Primeiro, para escolher qualquer pneu, você precisa considerar três informações iniciais: o tamanho do pneu para o tamanho do ônibus; o tipo de banda de rodagem do modelo (ideal para qualquer tipo de superfície); e a severidade do pneu”, destacou Pereira.

Ainda, nessa questão de eleger o melhor modelo é preciso levar em consideração a severidade, que pode ser alta, média ou baixa, sendo que os tipos dos pneus podem ser mais duros e pesados, para viagens urbanas (com muita aceleração e frenagem); o meio-termo, que é o estilo mais usado devido à sua versatilidade e bom desempenho tanto em viagens longas quanto viagens dentro da cidade; e pneus leves e velozes, que otimizam o consumo de combustível, ideais para viagens estaduais ou com longas retas asfaltadas.

Imagem – Divulgação

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *