Em harmonia com o meio ambiente

A InnovaKlim não é apenas uma empresa que fabrica o sistema de ar-condicionado, mas sim uma desenvolvedora de tecnologias na área de sustentabilidade e eficiência energética para veículos comerciais

Inovação tecnológica

Esse sim, pode ser chamado de ar-condicionado ecológico, pois não precisa ser acionado por intermédio de um motor de combustão interna. Portanto, não emite poluição. Sua fonte de energia é a eletricidade. Trata-se de uma nova tecnologia que busca revolucionar o mercado do transporte coletivo com o padrão de sustentabilidade econômica e ambiental.

Produzido pela empresa InnovaKlim System, o sistema de ar-condicionado totalmente elétrico chega para proporcionar economia e eficiência, apresentando, também, resistência e durabilidade. Tem índices expressivos, como o de sua eficiência energética, em 82,56%, comparada com outros modelos convencionais. Quanto a economia de combustível, os números podem ser de 12 a 20%, algo extremamente importante nos dias de hoje para o operador.

Para a InnovaKlim, seu sistema revela-se com inúmeras vantagens sobre os modelos convencionais, como a mencionada redução do consumo de diesel; e na mesma proporção a diminuição das emissões de CO2 em seu uso; diagnóstico e manutenção muito mais rápidos; tempo de instalação mais curto; aumento da vida útil do motor (não tem compressor mecânico anexado); aumento da qualidade do serviço do frotista (devido à redução imprevistos); reduz perdas com indisponibilidade de frota (receita e/ou multa); diminui o número de veículos de reposição necessários; tem menor ruído (dB); abatimento de impostos com despesa operacional (quando em aluguel); dentre outras.

Com o sistema de ar-condicionado elétrico, o salão de passageiros apresenta um ambiente bem agradável

Há poucos dias, a empresa fechou um importante contrato com a operadora campineira Itajaí Transportes Coletivos, para o fornecimento de seus aparelhos em seis novos ônibus. Ao todo, cada veículo terá cinco aparelhos (cada um com 20 mil BTU´s. Um modelo convencional tem 140 BTU´s), que ainda trazem outra vantagem, a facilidade na manutenção, pois são modulares.

Aliado ao sistema, há a luz ultravioleta, que permite a purificação do ar interno (livre de bactérias e vírus) e o gás refrigerante R410, leve e que não agride a camada de ozônio. Segundo Josoé Bonetti, responsável pela engenharia de criação e desenvolvimento de inovação da Innovaklim, o novo sistema do ar-condicionado elétrico foi pensado para proporcionar versatilidade, durabilidade, economia de combustível, baixo custo de manutenção e menor tempo de parada do veículo. “Estamos oferecendo ao mercado uma solução e não apenas um produto, muito bem dimensionada e com qualidade, por intermédio de um sistema que independe do funcionamento do motor a diesel. Livre de compressores, mangueiras e correias, nossa tecnologia traz a vantagem da modularização, o que representa rapidez e facilidade na manutenção do equipamento”, ressaltou ele.

Ainda, segundo Bonetti, a InnovaKlim não é apenas uma empresa que fabrica o sistema de ar-condicionado, mas sim uma desenvolvedora de tecnologias na área de sustentabilidade e eficiência energética para veículos comerciais.

Um detalhe interessante é que placas fotovoltaicas podem ser instaladas no teto do ônibus, ampliando seu conceito de sustentabilidade

Os novos ônibus da Itajaí possuem 15 metros de comprimento, com carroçaria da marca Comil e são na versão 6×2, com chassis Volvo de motorização dianteira. “Nós, da Itajaí, sempre buscamos novas tecnologias no mercado para obtermos eficiência operacional. Quando tivemos a oportunidade conhecer esse projeto do ar-condicionado elétrico da InnovaKlim, optamos por entender melhor essa solução, por meio de testes, em condições reais, que fizemos a partir do ano passado. Após isso, os resultados foram positivos, demonstrando que a inovação é um diferencial no mercado, com a redução do consumo de combustível do ônibus, além de ela ter uma manutenção muito simples. Estamos satisfeitos, por isso investimos em seis novos ônibus com a tecnologia e temos projeto para novas aquisição no futuro. Com certeza, reforçaremos essa parceria”, salientou Victor Chagas Beluomini, engenheiro mecânico da Itajaí Transportes Coletivos.

Cabe lembrar, também, que a operadora de Campinas teve a iniciativa de apresentar o projeto para equipar o primeiro ônibus articulado brasileiro com esse dispositivo.

Já Aldo Rocha Ferro, diretor da InnovaKlim, disse que as vantagens desse sistema, que permite um melhor ambiente interno nos ônibus, num país tropical e com altas temperaturas, revelam importantes ganhos na operação. “Trouxemos para o Brasil o primeiro equipamento de ar-condicionado elétrico para veículos pesados, com tecnologia de ponta e que também conta com geração energética via painéis fotovoltaicos, agregando economia de combustível considerável, facilidade de manutenção, e menos emissão de CO2. Nosso compromisso é gerar soluções e melhorar o bem estar do planeta”, observou ele.

Imagens – Divulgação/Comil

1 Comentário

  1. Certamente uma boa opção ao mercado.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *