Texto compartilhado do portal Truck & Bus Builder América do Sul
A BAE Systems Inc de Endicott, Nova York, importante fornecedora de sistemas de propulsão elétricos e híbridos para os mercados da América do Norte e Europa, em parceria com uma fabricante brasileira de veículos comerciais não revelada, está desenvolvendo um protótipo de caminhão elétrico pesado. Steve Trichka, vice-presidente da unidade de negócios Power and Propulsion Solutions da BAE Systems, falou sobre a mudança estratégica para o mercado latino-americano de mobilidade elétrica em entrevista ao Truck and Bus Builder em São Paulo.
“Ainda não posso revelar o nome do nosso parceiro, mas estamos fornecendo um dos nossos mais avançados sistemas de propulsão para um protótipo de caminhão elétrico pesado, que deve entrar em testes de demonstração até o final deste primeiro semestre”, revelou Trichka.
A BAE Sysytems tem forte presença nos Estados Unidos, Canadá e Europa, abastecendo cinco fabricantes de ônibus urbanos na América do Norte e outras três na Europa com uma mistura de sistemas híbridos, elétricos a bateria e propulsão HFC, agora visa expandir seus negócios na América Latina.
Trichka esclareceu que, embora este primeiro projeto seja para um protótipo de caminhão elétrico pesado, os sistemas de propulsão híbridos e elétricos da BAE Systems são modulares e que o mesmo conjunto pode ser usado em qualquer veículo pesado, seja caminhão ou ônibus, e pode ser adaptado de acordo com a aplicação desejada pelo parceiro ou operadora.
Segundo Trichka, o potencial de crescimento do mercado de ônibus elétricos em toda a América Latina é muito grande, como já ocorre em cidades como Bogotá, com mais de 1.000 unidades em circulação, e Santiago, no Chile, com mais de 500 unidades. O Brasil, segundo informações do prefeito de São Paulo, deve colocar em circulação mais de 1.000 ônibus elétricos até o final deste ano.
Comentando sobre o desenvolvimento do mercado no Brasil, Trichka disse: “Os fabricantes no Brasil, ao que parece, estão optando pela solução totalmente elétrica sem fazer a transição de utilizar a tecnologia híbrida, mais barata, como ocorreu na Europa e na América do Norte, até pouco tempo atrás. “Nosso sistema híbrido que fornecemos atualmente para ônibus nos Estados Unidos e no Canadá pode operar por parte do tempo apenas com propulsão elétrica, quando dentro de zonas designadas de emissão zero. E pode ser uma opção útil ainda para determinadas aplicações no Brasil e países vizinhos”, comenta Trichka.
Para atender às necessidades dos mercados emergentes de eletrificação de veículos, como América Latina e Índia, a BAE Systems está desenvolvendo continuamente novas gerações de sistemas com novos materiais para reduzir custos e adaptá-los às necessidades específicas dos operadores dessas regiões, acrescentou Trichka. Inicialmente, a BAE Systems pretende entrar nos mercados latino-americanos por meio da importação de produtos fabricados na fábrica da Endicott, nos Estados Unidos, que incluem os módulos de motor, inversor e gerenciamento eletrônico; as baterias e outras opções de fonte de energia, como a célula de combustível de hidrogênio e o motor ICE, também podem ser fornecidas pela BAE Systems a pedido do cliente.
“Nosso objetivo é focar no mercado de ônibus e caminhões pesados de maior porte e nas classes 7 e 8 (equivalentes no Brasil a veículos comerciais acima de 12 toneladas de Peso Bruto Total).”
De acordo com Trichka, agora existem grandes oportunidades para a tecnologia da BAE Systems no mercado latino-americano. “Nosso objetivo é apoiar empresas e governos para atingirem suas metas ecológicas e ambientais. Estamos preparados para oferecer soluções para uma variedade de aplicações pesadas no mercado latino-americano, usando produtos e tecnologias já comprovadas ao longo muitos quilômetros de operação”, concluiu.
Imagens – Divulgação
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