O transporte coletivo da cidade de Hamburgo (Alemanha) conta com um plano para se tornar um exemplo na eletrificação de seus ônibus. Por intermédio da Verkehrsbetriebe Hamburg-Holstein (VHH) GmbH, operadora local, já rodam por lá 37 unidades do modelo eCitaro (100% elétrico a baterias), produzido pela montadora Mercedes-Benz, que entraram em operação em 2020, logo após serem lançados. Agora, outras 95 unidades das versões convencional e articulada, foram encomendadas junto à fabricante. O primeiro veículo deste último lote está previsto para ser entregue no final deste ano, enquanto outras unidades serão entregues na primeira metade de 2024.
De acordo com o Dr. Lorenz Kasch, diretor-administrativo da VHH, a operadora só tem adquirido ônibus elétrico para os seus serviços em Hamburgo. “Nós estamos abrindo novos horizontes e estamos felizes de podermos contar com esses veículos. Muito progresso já foi feito, especialmente em termos de autonomia e disponibilidade”, comentou ele.
A Mercedes-Benz informou que, dentre a atual encomenda, estão 47 unidades do eCitaro com três portas e 48 veículos eCitaro G articulados, sendo que eles terão a mais recente tecnologia de baterias NMC3 de alta performance, com uma capacidade energética de 490 kWh para o ônibus Padron (convencional) e de 588 kWh para o ônibus articulado, garantindo uma autonomia que dispensa recargas intermediárias, pois as mesmas se darão nas garagens.
E, entre os atributos tecnológicos de segurança, o modelo virá equipado, de série, sistema eletrônico de estabilidade (ESP) na versão Padron e proteção contra o efeito “L” com o controlador de articulação giratória (ATC – Articulation Turntable Controller) no modelo articulado.
O conforto interno dos novos ônibus é um detalhe a parte. Os passageiros com mobilidade reduzida contarão com até três áreas dedicadas para as cadeiras de rodas ou carrinhos de bebê, duas tomadas USB em todas as poltronas, que ainda contam com telas de 29 polegadas que trazem informação e entretenimento a bordo.
Na região metropolitana de Hamburgo, a Verkehrsbetriebe Hamburg-Holstein GmbH opera 170 rotas, tendo mais de 2.300 funcionários e cerca de 670 ônibus, sendo considerada a segunda maior empresa de transportes locais do norte da Alemanha. Seus veículos cobrem cerca de 34 milhões de quilômetros por ano em Hamburgo e na cidade de Schleswig-Holstein, transportando cerca de 62 milhões de passageiros. Sua frota é composta por modelos Citaro, com baixas emissões, e o eCitaro, totalmente elétrico.
A Mercedes-Benz do Brasil salienta que o seu chassi com tração 100% elétrica eO500U teve o desenvolvimento (realizado por sua engenharia) referenciado no modelo eCitaro, mas, construído para a realidade brasileira e, também, América Latina. Seu conceito eletroeletrônico englobou itens como baterias, direção, motores elétricos e eixos, seguindo os parâmetros do ônibus integral eCitaro. “Esse é um lançamento muito especial para todos nós, mais um grande marco histórico na notável trajetória de pioneirismo e inovação de 66 anos da Empresa no País. Juntamente com nossos parceiros, estamos construindo um grande legado para a eletromobilidade. É muito bom saber que nosso time brasileiro faz parte do plano da Daimler Buses de oferecer veículos neutros em CO2 movidos a baterias e hidrogênio em todos os segmentos até 2030. Ou seja, vamos contribuir para a redução das emissões e para a descarbonização no transporte. Isso demonstra que estamos alinhados às tendências globais e locais da sustentabilidade, seguindo os pilares ESG”, explicou Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
Imagens – Divulgação
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