A Daimler Truck, atenta as questões sobre segurança embarcada em caminhões e ônibus desenvolvidos e produzidos nas empresas que envolvem o seu Grupo – Mercedes-Benz, Freightliner, FUSO, Setra, Thomas Built Buses, Western Star, Bharat Benz e RIZON -, estabeleceu o objetivo de equipar, no mínimo, 75% dos veículos que serão entregues em seus mercados principais em 2025 e atingir 80% em 2030 com um sistema de segurança que ultrapasse as exigências das legislações em termos de desempenho e aplicação.
E, neste momento, ela está celebrando o marco histórico de 1.000.000 de unidades vendidas do seu sistema Active Brake Assist (ABA), um poderoso sistema de frenagem que pode ser acoplado em seus chassis para ônibus e caminhões. De acordo com a marca, ela sempre foi pioneira no que se refere a sistemas de assistência à condução e segurança, trabalhando há anos nessas tecnologias, a fim de proporcionar aos motoristas soluções cada vez melhores e eficientes para ajudá-los em seu trabalho, melhorando assim a segurança para todos os usuários das estradas e das vias urbanas.
Tal tecnologia foi introduzida no ano de 2006, sendo que o ABA está em sua quinta geração. Ele é composto por radar e câmeras, que identificam veículos à frente e, também, pedestres e objetos estáticos e móveis na via. Assim que constatados, são dados avisos sonoros e visuais ao motorista e o próprio sistema dá início à frenagem emergencial de maneira automática se não houver reação do condutor, chegando à parada total do veículo, se necessário. Dessa maneira, segundo a montadora, seu recurso tecnológico reduz o risco de colisões, assegurando uma drástica diminuição no volume de acidentes nas estradas, além de aumentar a disponibilidade do veículo.
No tocante às suas inovações que visam a segurança operacional, no ano passado, por exemplo, novos sistemas foram disponibilizados em outros mercados, marcas e modelos, dentre eles, o assistente de proteção lateral (Active Sideguard Assist) no caminhão Cascadia da Freightliner e o sistema de assistência ativa à condução de segunda geração (Active Drive Assist 2) nos ônibus rodoviários Setra ComfortClass e TopClass.
Além disso, a marca disponibiliza o Assistente de proteção lateral com função de frenagem autônoma, a segunda geração da MirrorCam com braços mais curtos da câmera e a condução parcialmente autônoma com função de parada emergencial. De acordo com a Daimler Truck, todos estes e vários outros sistemas de assistência à segurança contribuem de forma importante para a prevenção de acidentes, sendo essencial colocá-los nas estradas e nas ruas em grande número, dando ao motorista o melhor suporte possível ao conduzir o veículo dentro dos limites do sistema. Porém, o motorista permanece totalmente responsável por dirigir o veículo com segurança em todos os momentos, conforme também é exigido por lei.
Imagem – Divulgação
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