A Cummins Meritor comemora 67 anos de operações no Brasil, anunciando a conclusão de novos processos de modernização da sua fábrica de Osasco, na região metropolitana de São Paulo, que tem por foco total integração entre manufatura, engenharia de produtos e produção, com ganhos expressivos de eficiência, qualidade, robustez e segurança.
A empresa investiu, nos últimos três anos, R$ 55 milhões, tendo como premissa buscar o melhor dentro do conceito indústria 4.0, com a fabricação de eixos e sistemas de drivetrain. Ela ressalta sua nova linha de montagem de diferenciais em células, além de ter ampliado a sua unidade com área adicional de 12 mil m², trazendo novos processos de manufatura e melhor fluxo de materiais, além da aquisição de novos maquinários e tecnologias dedicadas à automação.
Reginaldo Vilela, gerente sênior de projetos da Cummins Meritor, disse que, hoje, para a produção do mais importante componente dos eixos que são fornecidos aos fabricantes de veículos pesados, há as paleteiras que possuem computador on board e são equipadas também com baterias de lítio que carregam em apenas uma hora dentro da própria linha e sem emissão de CO2. “Com os novos equipamentos, aposentamos as baterias de chumbo/aço que são poluentes e levavam oito horas para carregar. Além disso, na nova linha de diferenciais, as peças chegam em kits e o sistema de montagem dos mesmos passou a ser feito com prensagem e fixação semiautomáticas. Outra inovação é a tecnologia PF 6000, que a partir de um único painel controla a ferramenta de aperto cabeada, além de outras monitoradas via Wi-Fi e utilizadas para fazer a mediação das características da qualidade das peças”, explicou.
Outra demanda salientada pela empresa é a descarbonização. À medida que a demanda por soluções descarbonizadas avança, os ePowertrains serão fundamentais para a integração dos sistemas de força híbridos e elétricos, criando diferenciação de desempenho e a oportunidade de fornecer produtos avançados de mobilidade limpa para os clientes.
Imagens – Divulgação
0 comentários