Transmilenio se prepara para uma nova era

Sistema de transporte coletivo de Bogotá, Colômbia, irá investir em novos ônibus articulados e biarticulados para as suas vias troncais, fato que beneficiará mais de 2 milhões de usuários diários e reduzirá em pelo menos 33.300 toneladas de CO2 emitidos pelos serviços

A etapa I da Fase VI do Sistema Integrado de Transporte Público de Bogotá terá início com a chegada de 296 novos ônibus articulados e biarticulados, que deverão entrar em operação até o final de 2025 nos novos corredores troncos que estão sendo construídos (Avenida Carrera 68, la Avenida Ciudad de Cali, la extensión a Soacha, la Carrera 7 y la Calle 13), totalizando mais 34,5 km de vias exclusivas (até 2028) e confirmando a importância do sistema de BRT (Trânsito Rápido de Ônibus) utilizado na capital colombiana, considerado referência mundial na modalidade.

O processo seletivo para que os interessados no fornecimento da tecnologia rodante conheçam os requisitos determinados na seleção dos veículos e no fornecimento das estações de recargas elétricas será aberto em meados de setembro com a publicação do caderno de encargos. “Com este passo queremos avançar na consolidação de um sistema de transporte público sustentável, inovador e de qualidade, bem como numa melhor integração com a região a ser atendida. Além disso, em prol do melhor projeto para a cidade, estamos publicando hoje um Term Sheet do primeiro edital da Fase VI do Sistema que nos permite iniciar uma conversa com o mercado para garantir transparência e gerar maior participação, transparência e concorrência”, disse María Fernanda Ortiz, gerente-geral da Transmilenio S.A.

A composição da nova e futura frota terá unidades com tração elétrica (156 ônibus articulados, que, em operação, será a maior desse tipo em operação no mundo) e outros 140 veículos biarticulados, com requisito mínimo de emissão Euro VI, podendo ser gás natural/biometano, diesel ou mesmo elétricos, dependendo da fornecedora que apresentar o melhor modelo.

Os futuros novos biarticulados poderão ter tração com motores diesel Euro VI ou gás natural/biometano

Esses ônibus estarão à disposição a partir do Pátio “El Vinculo”, localizado no município de Soacha, e no Pátio “La Sexta”, localizado em Bogotá, promovendo um projeto de infraestrutura sustentável e inovador, para uma prestação eficiente do serviço de transporte público, em benefício dos usuários do transporte público da região.

Atualmente, o sistema Transmilenio conta com 117,7 km de vias troncais (11 corredores em operação), 138 estações, 9 portais e 53 pátios de garagem, além de 2.364 ônibus. Já o sistema zonal tem 7.048 ônibus, 2.400 quilômetros de cobertura, 38 pátios de oficinas e outros 655 ônibus elétricos.

Imagens – Revista AutoBus e divulgação

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *