Trata-se de um marco importante, envolvendo uma grande fabricante europeia de ônibus. A Man Truck & Bus alcançou a fabricação de seu ônibus elétrico de número 1.000, significativo fato para a mobilidade sustentável. A produção em série do modelo Lion’s City E começou no outono de 2020, sendo que, três anos depois, a marca comemora, em sua fábrica polonesa na cidade de Starachowice, um investimento tecnológico bem-sucedido já visto em toda a Europa, impressionando o mercado pela sua confiabilidade, autonomia e sustentabilidade.
O veículo de número mil foi encomendado pela empresa de transportes Auto Periferia S.A., subsidiária do grupo espanhol Ruiz. “Há quase três anos, a produção em série de nossos ônibus urbanos elétricos a bateria começou com sucesso em Starachowice. Desde então, cada vez mais eBuses têm saído da linha de produção de forma confiável. Temos uma grande equipe para agradecer por isso, que está incansavelmente comprometida a entregar um trabalho excepcional”, ressaltou Barbaros Oktay, chefe de ônibus da MAN Truck & Bus.
O executivo complementou que a planta fabril instalada na Polônia se tornou um centro de excelência para ônibus urbanos elétricos nos últimos anos. “Para poder dar este passo de desenvolvimento, a MAN Truck &Bus investiu fortemente na mobilidade elétrica e teve o cuidado de preparar os seus colaboradores e as instalações de produção para as exigências da mobilidade elétrica. Com um mercado crescente para eBuses, este foi um investimento importante para nós visando o futuro”, disse Oktay.
O Grupo Ruiz foi o primeiro cliente espanhol da fabricante alemã a adquirir ônibus com tração elétrica da marca – hoje são 20 eBuses em operação, com planos para alcançar 60 unidades até ao final de 2023. Outros operadores de transportes públicos situados na Espanha também escolheram o modelo elétrico Lion’s City E, e, neste momento, foram encomendadas mais de 175 unidades que serão utilizadas em diversas cidades espanholas.
Em toda a Europa, o mercado de ônibus elétricos cresceu 45% no primeiro semestre de 2023, com um total de 2.567 ônibus elétricos a bateria sendo registrados durante o período. Para a Man, isso significa que mais de um terço dos novos ônibus urbanos (37,5%) colocados em operação na Europa contam com tração limpa. A marca registrou 260 unidades comercializadas nos primeiros seis meses deste ano no referido mercado.
Imagens – Divulgação
0 comentários