Na Busworld, ZF ressaltará a eletrificação

Inovações tecnológicas estão na agenda da fabricante na maior feira de ônibus do mundo

A descarbonização dos sistemas de transporte coletivo está no foco da fabricante ZF, com as suas mais recentes tecnologias de mobilidade elétrica que estarão em exposição no principal salão mundial de ônibus, a Busworld. De acordo com a empresa, a meta é demonstrar como os seus mais recentes avanços ajudarão a tornar o transporte público livre de emissões.

Em seu estande, a ZF promoverá sua mais recente e inovadora solução de mobilidade elétrica voltada para ônibus urbanos, que possibilita um compartimento com piso totalmente baixo para melhorar a acessibilidade de passageiros. Trata-se da nova geração do eixo AxTrax AVE, com novo nome, de acionamento elétrico para aplicações urbanas.

Outra novidade será a próxima geração de motor elétrico central duplo, modular e totalmente integrado, CeTrax 2, desenvolvido para ônibus urbanos e rodoviários, dispondo de uma potência com 380 kW. Ele ainda conta com uma transmissão integrada de três velocidades, o que torna mais fácil enfrentar subidas íngremes e alcançar velocidades de cruzeiro mais altas, com mais eficiência.

Para ônibus estradeiros, a marca mostrará o seu sistema de transmissão automática EcoLife CoachLine, com seis marchas, sendo adequado para motores com torque de até 2.800 Nm. Segundo a ZF, sua transmissão é eficiente e atende as aplicações de ônibus com alta potência, para rotas sinuosas e desafiadoras, bem como situações urbanas de anda e para.

Pensando em proporcionar uma operação com alto rendimento, a fabricante revelará os seus sistemas de conectividade SCALAR e Bus Connect, sendo reconhecidos como novas soluções de orquestração de frotas aplicada à gestão de serviços de mobilidade de pessoas sob demanda, com tomada de decisões automatizada e otimização de serviços em tempo real, baseada em IA – Inteligência Artificial.

Em termos de segurança, o sistema de mitigação de colisões (CMS) será ressaltado como recurso extra para ajudar a diminuir ou até mesmo evitar uma colisão iminente. Outra inovação será o freio auxiliar eletropneumático OnHand, que não apenas melhora a segurança do veículo e o conforto do motorista, como também serve como tecnologia fundamental para a direção autônoma, podendo ser acionado manualmente.

Imagem – Divulgação

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