Uma comitiva muito especial, representando o Chile, visitou a fábrica da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo, com o intuito de conhecer a linha de produção dos melhores ônibus fabricados aqui. Sebastian Depolo, embaixador do Chile no Brasil, Vanessa Pohl, vice-cônsul do Chile em São Paulo, a diretora de Transporte Público de Santiago (DTPM), Paola Tapia, e representantes de vários ministérios e departamentos aproveitaram a oportunidade para andar pela linha de produção de chassis de ônibus, que se destaca por conceitos da Indústria 4.0, sendo a mais moderna do setor e referência em inovação, tecnologia, conectividade, Internet das Coisas, logística, ergonomia e qualidade de vida no trabalho.
De acordo com a Mercedes-Benz, sua linha reforça a capacidade produtiva em sua administração e a flexibilidade para montagem da mais completa linha de chassis de ônibus urbanos e rodoviários da América Latina.
O grupo, ainda, pode conhecer o chassi com tração elétrica eO500U, produzido pela Mercedes-Benz do Brasil e que, em breve, será demonstrado ao mercado no Chile, primeiro país da América Latina a conhecer essa novidade. Paola Tapia, diretora de transporte público metropolitano de Santiago, comentou que o sistema de transporte público de Santiago está passando por um importante processo de transformação, que lhe permitiu consolidar a sua posição como líder mundial em eletromobilidade. “Hoje contamos com uma frota de 2.200 ônibus elétricos e continuaremos apostando em energia limpa. Assim, como DTPM estamos trabalhando em novas licitações que abrangerão 30% do sistema por meio de processos internacionais, que visam convocar o máximo de licitantes e que envolvem operadoras de ônibus, fabricantes e financiadores. Neste contexto, visitamos hoje a fábrica da Mercedes-Benz para ver em campo a unidade eO500U, que será testada no Chile nas próximas semanas e que poderá ser o primeiro ônibus elétrico fabricado na América Latina a se juntar à nossa frota. Adicionalmente, implementaremos concursos tecnológicos complementares para gestão de frotas, da bilhetagem e sistema de informação ao passageiro. Valorizamos a oportunidade de compartilhar boas práticas e participação nos processos de transformação da indústria”, ressaltou.
Já, Jens Burger, diretor-geral do Centro Regional Daimler América Latina, destacou que, ao chegar aos mercados brasileiro e latino-americano, o eO500U atenderá às especificações de cada país. “O segmento de ônibus urbano está totalmente sintonizado com as megatendências da mobilidade e da sustentabilidade ambiental. Temos muito orgulho em dizer que este é um produto da América Latina para o mundo. Com ele, nossa Empresa segue na vanguarda das inovações para o transporte e a mobilidade urbana. Temos uma visão clara da responsabilidade com os clientes, colaboradores e fornecedores, assim como com a sociedade”, explicou.
Imagem – Divulgação
0 comentários