Mauro Herszkowicz – presidente da FETPESP
A Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo (FETPESP) encerra 2023 com muitas ações e avanços em prol da sustentabilidade das empresas operadoras e da mobilidade da população, consolidando seu papel na representação do setor.
Marcamos este ano com significativas discussões sobre problemas e necessidades das empresas de transporte coletivo, particularmente sobre a definição de um marco regulatório que permita estabelecer normas e leis que regulem a prestação dos serviços pelas operadoras Nesse sentido, a FETPESP realizou, em março deste ano, encontros com representantes do Ministério das Cidades onde, além do marco legal, foram debatidos assuntos como o Programa Nacional de Assistência à Mobilidade dos Idosos (PNAMI), Reforma Tributária e projeto do Sistema Único de Mobilidade (SUM).
A iniciativa de reunir técnicos, especialistas em transporte e empresários originou um documento entregue ao Ministério das Cidades, em meados deste ano, com propostas para um novo programa nacional de mobilidade, com políticas públicas que favoreçam o transporte sustentável no país e atendam, de forma satisfatória, órgãos públicos, empresas e população.
Ainda neste ano, depois de uma bem-sucedida campanha de esclarecimento sobre os riscos da utilização do serviço de mototáxi, “Sua Segurança não pode ser passageira. Vá de ônibus!”, desenvolvida pela FETPESP em 2022, prefeituras como a de São Paulo e do Rio de Janeiro proibiram essa modalidade de transporte, pelos altos índices de acidentes com motos registrados nessas capitais.
Comemoramos, também nos primeiros meses de 2023, o primeiro ano da Comissão de Jovens Empresários e Executivos do Transporte de Passageiros (COMJOVEM), iniciativa da FETPESP para capacitar futuros líderes para a gestão de seus negócios e que, a cada reunião, possibilita aos participantes uma produtiva troca de ideias e experiências.
Continuamos, ao longo deste ano, certificando com o Selo Cidade Verde as boas práticas de empresas operadoras e prefeituras em benefício de um meio ambiente saudável, com significativa redução dos níveis de poluentes e, assim, com a melhoria da qualidade do ar e da saúde da população. O Selo Cidade Verde é uma ação do Programa Ambiental do Transporte – Despoluir, gerenciado pela FETPESP, em parceria com a Confederação Nacional do Transporte (CNT) e com o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT).
Além de a FETPESP marcar presença em grandes fóruns de debates das questões dos transportes de passageiros, como o Seminário da Associação Nacional dos Empresas de Transportes Urbanos (NTU), a Arena ANTP e o Fórum Transporte Sustentável, a entidade vem orientando seus sindicatos filiados sobre a obrigatoriedade do exame toxicológico dos motoristas profissionais, com o objetivo de garantir a segurança no trânsito.
Encerramos 2023 com o lançamento da primeira edição do Prêmio FETPESP de Comunicação, “Movendo ideias, celebrando talentos”, que visa reconhecer os profissionais dos meios de comunicação que abordem temas relevantes para o setor de transportes de passageiros, um serviço essencial para a mobilidade da população.
0 comentários