A transportadora Empresa União Cascavel de Transportes e Turismo – Eucatur -, adquiriu 10 novos ônibus rodoviários com carroçarias Vissta Buss DD, da marca catarinense Busscar. Os veículos foram entregues em dezembro passado e contam com chassis Volvo B510R 8×2 Euro VI, equipados com propulsor de 510 cavalos de potência e câmbio automatizado I-Shift.
Os novos ônibus têm a configuração interna que acomoda 48 poltronas Leito Turismo no piso superior e nove Leito no salão inferior, todas equipadas com tomada USB. Há, ainda, geladeiras em ambos os salões, ar-condicionado quente/frio e sanitário. Um dos veículos conta com uma identidade visual especial, que celebra o aniversário de 60 anos, com pintura na cor preta. Os demais veículos fazem homenagem à fauna da Amazônia, trazendo cores vibrantes e imagens de animais símbolos, como a onça pintada e a arara-azul.
A Eucatur iniciou sua trajetória em 1964, com apenas uma linha, ligando as cidades paranaenses de Cascavel e Santa Tereza. Atualmente, opera em 13 estados brasileiros e no Distrito Federal, transportando mais de 300 mil passageiros. “É gratificante para a Busscar ter essa parceria firmada e com certeza desejamos contribuir ainda mais para o crescimento da Eucatur”, ressaltou Paulo Corso, diretor-comercial da Busscar.
Assis Marcos Gurgacz, diretor da empresa, comentou que a escolha pelo modelo está em linha com o que sempre é prezado para os passageiros da transportadora – oferta de mais segurança e conforto nas viagens, principalmente as de longa distância. “A aquisição da nova frota também celebra o compromisso da transportadora com a agenda ESG, já que os novos veículos contam com a tecnologia Euro VI, que reduz a emissão de poluentes. A Eucatur faz 60 anos de estrada e ao longo de nossa trajetória o passageiro sempre esteve em primeiro lugar. Por isso todos os investimentos são voltados para a melhor experiência dos clientes”, ressaltou o executivo.
A operadora iniciou suas atividades em março de 1964, pelas mãos de Assis Gurgacz, que, após entrar para o ramo do transporte de carga, resolveu investir nos ônibus, um sonho que lhe acompanhava desde muito. A cidade de Cascavel, naquele começo da década de 1960, trilhava um caminho de desenvolvimento no oeste paranaense, mas sentia falta de um sistema de transporte, que aliado à falta de boas condições das estradas locais, eram grandes desafios para quem necessitava se deslocar.
Gurgacz não teve medo de investir nessa empreitada e, com muita garra, foi prosseguindo com a atividade, enfrentando as adversidades que encontrava pela frente. Com o passar dos anos, o empresário foi afirmando-se no setor, tendo importante atuação em toda a região de Cascavel, como, também, no estado do Paraná. Contudo, visualizando novos rumos, partiu para o transporte de passageiros em regiões mais distantes, seguindo em direção ao Centro-Oeste, num processo que culminou na colonização de Mato Grosso e Rondônia (ainda território).
As dificuldades operacionais não foram impedimentos para que a transportadora pudesse realizar os serviços e avançasse com o seu arrojo. Dentre elas, os ônibus atolados eram removidos, com muito esforço, para que cumprissem com suas jornadas.
Não há dúvidas em dizer que a Eucatur fez história nessa que, ainda era, uma inóspita região, pela, total falta de infraestrutura. A operadora foi uma espécie de bandeirante sobre rodas na formação dessas áreas.
Atualmente, a transportadora tem 400 ônibus, atuando em 13 estados e o Distrito Federal. São 2.100 colaboradores envolvidos com uma dedicada operação que desloca 3.500.000 passageiros por ano.
Imagens – Acervo e Divulgação
0 comentários