A primeira unidade do ônibus elétrico produzido pela Caio, foi apresentada na cidade de Goiânia (GO). Ao todo, são cinco veículos adquiridos pela empresa HP Transportes Coletivos Ltda e outras cinco unidades adquiridas pela empresa Rápido Araguaia, ambas tradicionais clientes da fabricante paulista de carroçarias.
O ônibus 100% elétrico tem carroçaria eMillennium com 15 metros de comprimento e capacidade para 101 passageiros, equipado, também, com sistema de ar-condicionado, janelas com vidros totais fixos colados na cor fumê, quatro itinerários eletrônicos em LED e sistema Multiplex, que aponta para o motorista possíveis falhas no sistema elétrico. Além disso, há câmeras de monitoramento interno, proporcionando mais segurança aos passageiros e catraca eletrônica. Todas as carroçarias serão preparadas para receber rádio comunicador, conexão de internet via Wi-Fi, validador e GPS.
Segundo o prefeito de Goiânia, Rogério Oliveira Cruz, o ônibus apresentado é um marco histórico, que representa a conquista de um projeto muito importante para a capital e região metropolitana, com um modelo de transporte público que tem sido levado a outras cidades do País.
Já Edmundo de Carvalho Pinheiro, presidente da HP Transportes, afirmou que a parceria é fundamental para a promoção desse projeto de ônibus elétrico completo, como o alinhamento que ocorre entre as empresas que fazem parte dessa iniciativa.
O respectivo veículo tem o quadro do chassi Scania, integração eletrônica da Eletra e motor e bateria WEG.
Imagem – Gabriela Louredo
0 comentários