Ele é o bom, é o bom…

Segundo a marca alemã da estrela de três pontas, no teste de comparação entre os ônibus elétricos acontecido neste ano, o seu modelo participou com baterias de íons de lítio de terceira geração (NMC3)

A revista alemã que aborda o tema ônibus, Omnibusspiegel, organizou, em abril passado, a sexta edição de testes e avaliações de ônibus elétricos produzidos para o mercado europeu. Realizado na cidade alemã de Bonn, o evento reuniu mais de 40 jornalistas especializados e representantes de empresas de transporte de passageiros, que passaram quatro dias examinando de perto os mais recentes ônibus articulados elétricos (a baterias) com piso baixo.

E o vencedor foi o modelo Mercedes-Benz eCitaro G totalmente elétrico e sem emissões. Já é o segundo ano consecutivo que a marca leva esse prêmio, em 2023 ela celebrou o eCitaro de 12 metros. Além de testes em um circuito desafiador pelos arredores de Bonn, o programa incluiu caronas, como passageiros, além de profissionais de oficina experientes e técnicos de serviço, que também avaliaram a facilidade de serviço e reparo de todos os veículos participantes em uma verificação de oficina.

Após averiguações técnicas, os jurados atribuíram pontos relacionados com o conforto dos passageiros, a melhor condução, qualidade de fabricação e acabamento e a facilidade de serviço de cada ônibus. O Mercedes-Benz eCitaro G alcançou a maioria dos pontos.

Segundo a marca alemã da estrela de três pontas, no teste de comparação entre os ônibus elétricos acontecido neste ano, o seu modelo participou com baterias de íons de lítio de terceira geração (NMC3), com seis packs de alta tensão com uma capacidade total de energia de cerca de 588 kWh, garantindo assim que o ônibus articulado de quatro portas tivesse uma faixa adequada de operação.

Antes do futuro Regulamento de Segurança Geral (RGS) estar vigente na União Europeia e em outros países europeus, os veículos da família eCitaro, estão se tornando, gradualmente, ainda mais seguros até julho de 2024, graças a novos sistemas de assistência e segurança.

No aspecto tecnológico, os novos sistemas incluem o Sideguard Assist 2, que monitora e avisa, com maior precisão, se há risco de colisão com pedestres e ciclistas, ressaltando, também, os pontos cegos, além do Frontguard Assist, que é completamente novo, detectando e avisando sobre obstáculos ou pessoas diretamente na frente do veículo. Juntamente com a câmera de ré, que agora vem de série, o sistema de câmera 360° é opcional no veículo de 12 metros ou de 270° no ônibus articulado, permitindo que os motoristas visualizem toda a área ao redor de seus ônibus eCitaro.

Imagem – Divulgação

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *