A atual geração de ônibus rodoviários brasileiros pode ser considerada um suprassumo em termos de evolução tecnológica. Não é exagero falar que, determinados modelos desse segmento, têm a opção de vir equipados com os mais modernos recursos que visam o conforto e, principalmente, a segurança, aspecto que tem sido observado pelas principais fabricantes nacionais.
Veja o caso da Mercedes-Benz, que anunciou, recentemente, a ampliação do pacote de segurança de série para o seu chassi rodoviário O 500 RSD 2445, de 450 cavalos e transmissão automatizada. Dessa maneira, ela destaca itens que eram, até então disponíveis opcionalmente, como o sistema de frenagem de emergência (ABA5), piloto automático adaptativo (ACC), controle inteligente de farol alto (IHC) e sistema de leitura de faixa (LDWS).
Tal modelo foi idealizado para carroçarias High Deck e Double Deck, nas versões 6×2, sendo indicado para transporte em linhas regulares de médias e longas distâncias, como também operações de turismo.
Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, disse que a fabricante sempre esteve na vanguarda do desenvolvimento de ônibus, sendo referência de mercado por seu alto padrão de tecnologias de segurança. “E só chegamos até aqui porque pensamos no coletivo. Os avanços constantes em tecnologia de segurança ativa para os ônibus rodoviários O 500 reafirmam o compromisso da marca com os motoristas e os passageiros, com o tráfego nas estradas e com todo o ecossistema do transporte responsável”, ressaltou o executivo.
Além de toda a tecnologia de segurança, Walter explicou que a transmissão automatizada de 12 marchas é um diferencial que otimiza as operações rodoviárias. “Mais nova geração de transmissões automatizadas no mercado brasileiro, a Traxon destaca-se pela eficiência, robustez, redução no consumo de combustível e menores custos de manutenção. Ela, também, oferece conforto de condução para o motorista e mais segurança nas estradas, atributos essenciais para as médias e longas distâncias rodoviárias, condições típicas do transporte de passageiros no Brasil e em países da América Latina, mercados para onde nossa Empresa exporta seus ônibus rodoviários O 500”, observou.
A Mercedes-Benz informou que a transmissão automatizada do O 500 RSD vem equipada ainda com EcoRoll (utiliza a inércia do veículo para economizar combustível), PowerMode (mudanças de marcha em rotações mais altas que asseguram maior agilidade nas subidas e nas ultrapassagens) e Assistente de partida em rampa (sistema de auxílio de partidas em rampas).
Imagem – Divulgação
0 comentários