Caio no Sudeste e no Nordeste

Fabricante paulista de carroçarias de ônibus atende seus clientes em várias partes do Brasil

A Caio, tradicional fabricante de carroçarias para ônibus urbanos, forneceu seus modelos, recentemente, para duas cidades brasileiras.

Pertencente ao Grupo Viação Rosa, a Movili Transportes acaba de receber mais 10 novos ônibus para a renovação de sua frota. Os veículos, todos com carroçarias Apache Vip da Caio e chassis Volksbus, serão utilizados na cidade de Itapetininga, SP, com 164 mil habitantes.

De acordo com a Caio, a carroçaria tem 12,74 metros de comprimento e capacidade total para 81 passageiros, sendo 41 sentados, 39 em pé. Além disso, há três portas fole no lado direito, com funcionamento pneumático e acionamento de emergência na porta dianteira.

Internamente, as poltronas são injetadas, totalmente estofadas e equipadas com encosto de cabeça. Para melhorar a acessibilidade das pessoas com mobilidade reduzida, os ônibus contam com elevador semiautomático na porta central e quatro assentos reservados, com, também, espaço para cadeira de rodas.

Em termos de tecnologia, há três itinerários eletrônicos localizados na parte frontal, lateral direita e na base do painel, com controladores integrados ao sistema multiplex, iluminação em Led no salão interno e na caixa de porta, acima dos degraus e a preparação para a instalação de validadores, microcâmeras e monitores. Outros componentes incluem alarme de ré com atenuador noturno, catraca eletromecânica, teclado multiplex, tomadas USB e PNDV – dispositivo que indica a velocidade atual do ônibus.

Já na região nordeste, a concessionária cearense Crateús, adquiriu 15 novos ônibus Apache Vip V Caio para a operação na Região Metropolitana de Fortaleza. Atualmente, a RMF é composta por 19 municípios e abriga aproximadamente quatro milhões de habitantes, o que representa cerca de 44% da população do Ceará, conforme o último Censo divulgado pelo IBGE (2022).

Dos 15 veículos adquiridos, 10 estão sobre chassis Volkswagen e cinco sobre modelo da Mercedes-Benz, ambos com 12,7 metros de comprimento, com capacidade para 80 pessoas. “A operadora, que anteriormente se concentrava em fretamento e turismo, agora se prepara para operar com os novos ônibus Caio na Grande Fortaleza. Este é um passo significativo para a mobilidade urbana da região”, disse Sérgio Saboia, representante de vendas da Caio no Ceará.

Imagens – Divulgação

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *