Goiânia e região metropolitana com novos ônibus Marcopolo

Um expressivo lote com novos veículos foi entregue à operadora Rápido Araguaia e novos ônibus elétricos articulados ao Consórcio BRT

Ao todo, são 242 unidades do modelo Torino, produzido pela Marcopolo, escolhidas pela transportadora Rápido Araguaia, como parte da renovação da frota urbana de Goiânia (GO) e região metropolitana. De acordo com a fabricante gaúcha, os ônibus foram desenvolvidos para atender às exigências de conforto, segurança e acessibilidade, alinhando-se às diretrizes do programa da nova mobilidade local, que busca transformar o transporte coletivo na capital e nos municípios integrados.

Cada carroçaria tem 12,56 metros de comprimento, 33 poltronas City, além de portas USB instaladas no salão, permitindo conectividade durante o trajeto. Há, ainda, ar-condicionado, itinerários eletrônicos, preparação para sistema de monitoramento e câmeras com tecnologia de reconhecimento facial, reforçando a segurança e o controle da operação. Já a acessibilidade é garantida por rampas para cadeirantes e espaço reservado para pessoas com mobilidade reduzida, promovendo uma experiência de viagem mais inclusiva.

O projeto Nova Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (Nova RMTC) contempla toda a Região Metropolitana de Goiânia e prevê a reforma de todos os terminais e plataformas do Eixo Leste-Oeste (Eixo Anhanguera), a finalização das plataformas do Eixo Norte-Sul (BRT Norte-Sul), a requalificação de mais de 7 mil pontos de ônibus e a renovação completa da frota. “Mais do que fornecer veículos, a Marcopolo reforça o seu compromisso com a mobilidade sustentável e com a transformação do transporte urbano. Estamos contribuindo com o bem-estar e a qualidade de vida da população”, disse Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais Mercado Interno e de Marketing da Marcopolo.

Os chassis dos novos ônibus são da marca Mercedes-Benz, com suspensão pneumática.

Eletrificação da frota

Além dos tradicionais modelos a diesel, o sistema de Goiânia, também, recebeu quatro unidades da carroçaria Attivi Express, marcando um avanço significativo na modernização do transporte público local. Os veículos articulados, com 23 metros de comprimento, foram projetados para operar no corredor Leste-Oeste, antigo Eixo Anhanguera, e representam uma solução de alta capacidade e eficiência para o sistema.

De acordo com a Marcopolo, a entrega dos veículos à capital do estado de Goiás é resultado de uma articulação estratégica entre ela, os operadores locais e a Topline Bus, representante comercial da marca na região Centro-oeste, destacando a parceria que fortalece a sua presença em projetos de mobilidade urbana de grande impacto e reforça sua capacidade de oferecer soluções personalizadas para diferentes contextos operacionais.

Conforme informou, a empresa vem investindo, continuamente, em tecnologias limpas, como veículos elétricos e híbridos, e em parcerias com fabricantes e operadores para acelerar a adoção de soluções sustentáveis. “Estamos muito orgulhosos de participar dessa transformação em Goiânia. A entrega dos ônibus elétricos articulados é um exemplo concreto de como a Marcopolo está contribuindo para um transporte coletivo mais sustentável, eficiente e centrado nas pessoas”, afirmou Ricardo Portolan.

A carroçaria Attivi Express tem capacidade para até 158 passageiros, contando com tecnologia embarcada de última geração, incluindo ar-condicionado, Wi-Fi, poltronas City estofadas com portas USB, painel multiplex, itinerários eletrônicos e sistema de câmeras com reconhecimento facial para monitoramento e segurança. O sistema de portas tem acionamento eletrônico com função antiesmagamento, reforçando o foco em segurança operacional.

Imagens – Divulgação

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *