Renovação de frota para beneficiar o transporte coletivo

O BNDES informa que aprovou financiamento no valor de R$ 267,55 milhões para a compra de novos ônibus

As operadoras da Comporte Participações S.A., Blumob Concessionária de Transporte Urbano de Blumenau, a BR Mobilidade Baixada Santista e a Viação Piracicabana S.A, por intermédio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), adquiriram 432 ônibus para uso nas linhas de ônibus operadas em Blumenau (SC), Brasília (DF) e na Baixada Santista.

Tal financiamento conta com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), por meio Programa BNDES Pró-Transporte, alinhado à política pública de renovação da frota do transporte coletivo urbano.

Para a cidade catarinense de Blumenau, são 60 ônibus do modelo com piso baixo, ar-condicionado e capacidade aproximada entre 40 e 75 passageiros para uso nas linhas de ônibus operadas pela Blumob, atendendo mais de 78 mil usuários por dia.

Já no Distrito Federal, são 148 ônibus do modelo básico que circularão nas linhas operadas pela Piracicabana, atendendo a mais de 172 mil passageiros por dia nas regiões de Águas Claras, Asa Norte, Asa Sul, Cruzeiro, Estrutural, Guará, Planaltina, Sobradinho, Sobradinho II, Sudoeste, Taguatinga, Varjão, Lago Norte, Fercal, Setor de Indústria e Abastecimento, Noroeste, Vila Planalto, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo, Paranoá, Itapoã e Candangolândia.

E, na Baixada Santista são outros 224 ônibus, dos modelos básico e Padron, sendo 100 unidades com ar-condicionado a serem usadas pela BR Mobilidade nos municípios de Santos, Praia Grande, São Vicente, Guarujá, Itanhaém, Cubatão, Peruíbe, Bertioga e Mongaguá, atendendo a mais de 159 mil usuários por dia, outros 64 ônibus que beneficiarão 91 mil passageiros por dia e mais 60 unidades para uso nas linhas convencionais da Piracicabana que atendem a mais de 46 mil usuários diariamente na cidade de Praia Grande. “Essa operação representa mais um passo na estratégia do Grupo Comporte de renovar continuamente sua frota e oferecer um transporte público cada vez mais moderno, confortável e sustentável. A chegada dos novos veículos permitirá ampliar a qualidade do serviço prestado em diferentes regiões do país, proporcionando mais acessibilidade, segurança, conforto e menor impacto ambiental para milhares de passageiros que utilizam o transporte coletivo diariamente. Contar com o apoio do BNDES nessa iniciativa reforça a importância de investimentos estruturantes para a mobilidade urbana brasileira”, destacou Joaquim Constantino, CEO do Grupo Comporte.

Imagem – Divulgação

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *