Sistema TransMilenio contribui para o ar mais limpo

A melhoria da qualidade do ar se reflete na redução de material particulado (PM 2,5) (78%) e fuligem (80%)

Ao renovar sua frota de maneira significativa, o sistema de transporte coletivo de Bogotá, conhecido como TransMilenio, formado por corredores exclusivos e uma rede extensa de serviços alimentadores e bairro a bairro, comprovou que a redução da pegada de carbono é um de seus motes no desenvolvimento urbano da capital colombiana, que possui mais oito milhões de habitantes.

Com o uso de motores mais modernos (normas Euro V com filtro e Euro VI) e de combustíveis mais limpos, houve melhoria de 78% na qualidade do ar respirado pelos passageiros do sistema que é referência mundial, conforme as conclusões da segunda fase de um estudo realizado pela Universidade dos Andes.

A segunda etapa da investigação foi realizada quando os 1.441 novos ônibus já estavam em circulação e outros 1.162 antigos foram retirados de circulação. Além disso, foram analisados os dados de todos os portais e 49 estações do sistema tronco. A melhoria da qualidade do ar se reflete na redução de material particulado (PM 2,5) (78%) e fuligem (80%). “Com a renovação da frota principal do TransMilenio, estamos melhorando a qualidade do ar dos habitantes de Bogotá. Passamos de 1.162 ônibus com padrão de emissão Euro II para 1.441 ônibus Euro V com filtro e Euro VI. Esses novos ônibus são mais limpos, seguros e confiáveis, permitindo um melhor atendimento aos usuários do transporte local. Da mesma forma, continuamos trabalhando em projetos que contribuam para a melhoria da qualidade do ar como a operação do TransMiCable, a chegada de 1.485 ônibus elétricos, os novos corredores de transporte coletivo de massa, entre outros”, observou Felipe Ramirez, gerente de TransMilenio.

Desde que a nova frota de ônibus entrou em operação, em meados de 2019, a Ecopetrol entregou uma média de 93.700 metros cúbicos por dia de gás natural para os ônibus que utilizam esse combustível, e 1.100 barris por dia de combustível da mais alta qualidade internacional (diesel S10).

Imagem – TransMilenio

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *