Transporte de Barcelona cada vez mais eletrificado

Barcelona desempenha um papel de liderança na implementação de tecnologias verdes nos transportes públicos coletivos

Uma das cidades da Europa que mais se preocupa em promover um sistema de transporte coletivo livre da poluição local, a catalã Barcelona da mais um passo rumo a eletrificação de seu sistema de ônibus, com a implementação de carregadores elétricos ultrarrápidos nos terminais das linhas H12 e V15. Por meio da operadora TMB (Transports Metropolitans Barcelona), que realizou o processo de licitação para as obras de infraestrutura, as empresas Endesa X – Dominion construirão duas estações nas respectivas linhas e a manutenção integral da própria infraestrutura.

O sistema de recarga ultrarrápida é composto por pantógrafo e é realizado a partir de dois elementos: o carregador, um pilar de aproximadamente cinco metros de altura, semelhante a um poste, que é instalado no início e no final da linha para aproveitar os tempos de parada do ônibus, e o pantógrafo, braço mecânico retrátil localizado no teto do ônibus que se articula e se conecta ao carregador para realizar a recarga elétrica.

Paralelamente a isso, a TMB licitou no mês de setembro passado, a aquisição de 29 novos ônibus articulados 100% elétricos, com 18 metros de comprimento, que se somarão aos 30 do mesmo tipo existentes em sua frota. De acordo com a presidente do TMB, Laia Bonet, o papel de liderança que Barcelona desempenha na implementação de tecnologias verdes nos transportes públicos coletivos, tanto em veículos como nas infraestruturas essenciais de abastecimento de energia é muito importante. “Com o compromisso da eletrificação das linhas de ônibus, vamos permitir a redução das emissões de CO2 em 17 mil toneladas que estabelecemos para 2025 e nos alinharmos com os objetivos de descarbonização e desenvolvimento sustentável”, disse ela.

Imagem – TMB

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *