Biarticulados na versão elétrica

Os 14 novos e-ônibus ainda serão equipados com sistemas automáticos de assistência ao motorista, como o MirrorEye, que substitui o tradicional espelho retrovisor por câmeras, garantindo ótima visibilidade

A operadora dinamarquesa Tide Bus Danmark, que realiza o transporte coletivo da cidade Aalborg, adquiriu 14 novos ônibus biarticulados da fabricante polonesa Solaris Bus & Coach, do modelo Urbino 24 MetroStyle, 100% elétricos. Segundo a marca, trata-se de um pedido sem precedentes, devido ao comprimento dos veículos e à escolha do referido projeto conceitual.

De acordo com a Solaris, seu modelo Urbino 24 é a solução ideal para metrópoles com alto tráfego de passageiros e o desenho frontal distinto, por sua aparência dinâmica, foi projetado e pensado nas rotas de BRT (Trânsito Rápido de Ônibus). Os veículos contarão com poltronas dotadas de porta USB para a recarga de dispositivos móveis, iluminação LED de última geração e um salão de passageiros com cores e acabamento atrativos.

A tração elétrica será feita por dois motores com potência total de 240 kW, impulsionando dois eixos motrizes. As baterias são Solaris High Energy, com capacidade total de mais de 700 kWh, recarregadas por meio de plug-in. “Ficamos muito felizes em saber que a Dinamarca seria o primeiro país a receber o modelo Urbino 24 MetroStyle. Esta é uma geração de ônibus com grande capacidade de passageiros e única em design que se adapta perfeitamente ao caráter das cidades modernas. Estou convencido de que nossa colaboração com O Tide Bus Danmark abrirá um novo capítulo em nossas atividades e apoiará o desenvolvimento do transporte urbano sustentável”, disse Petros Spinaris, membro do Conselho de Administração de Vendas, Marketing e Serviço a Cliente da Solaris Bus & Coach.

Os 14 novos e-ônibus ainda serão equipados com sistemas automáticos de assistência ao motorista, como o MirrorEye, que substitui o tradicional espelho retrovisor por câmeras, garantindo ótima visibilidade. Além disso, esse componente é capaz de reduzir a largura total do ônibus, o que é particularmente importante em ruas estreitas ou com maior tráfego rodoviário. Relacionado aos pontos cegos dos veículos, haverá o recurso Mobileye Shield, com câmeras colocadas em ambos os lados da carroçaria, sendo o motorista avisado constantemente de pedestres e ciclistas localizados nas proximidades do veículo. Eles também terão o sistema eSConnect, um abrangente instrumento de monitoramento operacional para aumentar a eficiência e facilitar o processo de manutenção.

Imagem – Solaris Bus & Coach

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