Viajar para algum lugar mais longe de avião, dentro do território brasileiro, está proibitivo em função dos altos valores das passagens. Então, o jeito é pegar a estrada e curtir todo o momento dentro de um ônibus. É, é isso mesmo! As viagens rodoviárias ganharam corpo nos últimos tempos, com a disponibilidade de uma ampla rede de serviços e de veículos de última geração. Se o Brasil já era conhecido por seus contornos rodoviários, agora ele é uma oportunidade de exploração que pode ser feito por terra.
Recentemente, a Abrati – Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros – apresentou os resultados da segunda edição de uma pesquisa realizada no mês de setembro por meio de suas redes sociais (Facebook e Instagram do Juntos a Bordo) com consumidores de todo o país. Foram ouvidas 320 pessoas com o objetivo de entender a expectativa dos viajantes e quais os rumos o setor rodoviário deve tomar.
Os resultados desse levantamento são positivos para o setor de linhas regulares. As viagens de ônibus ganharam bastante a preferência dos viajantes: 80% das pessoas responderam que, entre setembro de 2021 e 2022, trocaram, pelo menos, uma viagem de avião ou carro pelo ônibus e 42% afirmaram que o preço foi o principal motivo para essa mudança.
Ainda, segundo a pesquisa, os passageiros revelaram que as vantagens do ônibus em relação ao avião estão no preço, no embarque descomplicado e no conforto da viagem e, em comparação ao carro, o fato de não se preocupar com gasolina, manutenção, pedágios e estacionamento, além de viajar descansando, foram lembrados pelos entrevistados. “Os dados reforçam a ampla oportunidade que o setor tem para crescer de forma sustentável neste segmento com ações de marketing e comunicação efetivas, em especial nas redes sociais, onde 60% dos passageiros querem mais informações sobre a divulgação de preços e promoções do mercado rodoviário”, destaca Letícia Pineschi, porta-voz da Abrati.
Outro detalhe informado na pesquisa da entidade das empresas é que muita coisa mudou na forma de aquisição das passagens, nos últimos anos. Hoje, 53% dos viajantes adquirem a viagem por meios digitais, sendo que os sites representam 37% desse total, seguido dos aplicativos com 15%. Nesse último percentual está inserido o Whatsapp, que já absorve 1,5% das transações, uma novidade para o setor.
Sobre o fato de se comprar diretamente nas bilheterias, a ação ainda tem um peso importante no negócio, alcançando 40% da preferência dos passageiros, muito pela possibilidade de realizar parcelamentos maiores e sem juros. Esse volume caiu, sendo que no passado, era de 60%. De acordo com a Abrati, essa queda de 20% deve progredir para percentuais ainda maiores nos próximos anos diante do avanço de novas tecnologias que surgem e são incorporadas no setor.
Apesar da redução das compras nas bilheterias, o embarque nos terminais rodoviários tem a preferência de 83% dos entrevistados, tendo como argumento a garantia do embarque e a confiança nas empresas que acessam os terminais.
A possibilidade de descontos na compra antecipada das passagens é um aspecto oferecido pelas transportadoras. 72% dos passageiros que adquirem sua passagem pela internet sabem dessa vantagem. Já aqueles que rotineiramente compram na bilheteria, apenas 56% conhecem sobre a possibilidade dos descontos. “Essa pode ser uma transformação impulsionada pela chegada de novos clientes fugindo da alta das passagens do setor aéreo e que já estão acostumados em antecipar a compra do bilhete, já que a pesquisa aponta que 20% dos passageiros entrevistados estão começando a viajar de ônibus”, informou Letícia.
No tocante ao nível de serviços praticados, a pesquisa mostro que, para 59% das pessoas, a possibilidade de viagens expressas e maior facilidade na compra das passagens, o que envolve os meios de realizar a compra ou parcelamento, são significativos. Outro destaque é que apesar de o custo ser importante fator de escolha do passageiro, 73% deles pagariam um pouco mais por itens de bordo como lanche e kit viagem.
Contudo, 46% dos entrevistados não encontram com facilidade informações sobre as empresas, rotas, horários e preços das passagens. “Isso demonstra a oportunidade que temos para aumentarmos a conexão com o consumidor por meio de ferramentas que facilitem a sua compreensão e possibilitem mais satisfação na hora da sua compra”, comentou a representante da Abrati.
Imagens – Divulgação
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