Depois de um longo processo de licitação, que culminou na renovação de parte da frota de ônibus urbano da capital chilena, 566 novos veículos chegam à cidade para iniciar as suas operações. Todos os ônibus, 473 ônibus convencionais e 93 articulados, com chassis da marca Volvo, serão utilizados pelas empresas RBU Santiago S.A. e Buses Alfa e Omega, do Grupo Metropol, dentro da Red Metropolitana de Movilidad, nome do sistema de ônibus de Santiago.
Os chassis foram produzidos nas fábricas de Curitiba (Brasil) e Borås (Suécia) e receberam carroçarias da Marcopolo e Caio. Para chegar a Santiago os veículos seguiram em comboio atravessando os Andes pela famosa estrada de “Los Caracoles”, assim chamada pela longa sequência de curvas sinuosas na transposição de altitude na cordilheira que separa Argentina e Chile. A viagem tem mais 2.700 km, percorridos em dez dias. Se realizada durante o inverno, a jornada tem duração imprevisível, por conta das fortes nevascas que podem provocar o fechamento da estrada. “Fizemos um planejamento detalhado para que os veículos cruzassem os Andes no melhor momento e chegassem dentro do prazo determinado pela licitação para início da operação”, afirmou José Antonio Margalet, diretor-comercial de Ônibus da Volvo Chile.
André Marques, presidente da Volvo Buses Latin America, disse que a fabricante tem uma longa história no sistema de transporte público de Santiago. “Nossos ônibus têm alto reconhecimento por parte dos operadores e também da população da cidade. É um privilégio manter a forte presença da nossa marca nessa renovação de frota”, comentou.
Os veículos são de propriedade da Provebus, que é parte da Volvo Financial Services, divisão financeira do Grupo, que receberá valores mensais para disponibilizar os veículos às empresas que vão operar os veículos. Segundo a montadora, a manutenção da frota será executada pelos operadores, mas auditadas por terceiros indicados por ela, sempre com peças e serviços genuínos da marca. O contrato determina ainda treinamento de motoristas, além de sistemas de telemetria para a gestão online dos ônibus e da operação. “Soluções desruptivas com esta de Santiago vêm de encontro à necessidade de elevar a qualidade do transporte público e facilitar mecanismos financeiros para operadores e autoridades de transporte na América Latina”, disse Alexandre Selski, diretor de vendas estratégicas da Volvo Buses Latin América.
Os mencionados chassis B8R possuem entrada baixa, sistema de freios eletrônicos a disco, suspensão eletrônica, sistema de gerenciamento de frotas Volvo Connect, serviço conectado de gerenciamento de zonas de segurança, dentre outros recursos avançados.
Imagens – Divulgação
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