A malha de linhas rodoviárias do transporte de passageiros tem apresentado aumento no volume de viagens nos últimos anos, fazendo com que as operadoras regulares voltem a investir fortemente na renovação e ampliação de suas frotas. É o que revela os dados da ABRATI – Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros -, destacando que em 2021, o mercado regular de transporte de passageiros habilitou 7.800 veículos. Em 2023 já são 9.200. “O crescimento se deve principalmente ao aumento do número de viagens, que já está se equiparando ao total transportado de passageiros no ano de 2019, pré-pandemia, um dos períodos mais animadores para o setor”, disse Letícia Pineschi, conselheira e porta-voz da entidade.
Nos primeiros três meses deste ano, a média de passageiros transportados foi de 3 milhões, enquanto que no mesmo período de 2022, o volume foi de 2,8 milhões, e em 2020, 2 milhões. Em 2019, um dos melhores anos para o setor de transporte de passageiros no país, essa média foi de 3,7 milhões. “Os dados são animadores e mostram que estamos chegando no patamar de 2019, o que estimula cada vez mais investindo em novas frotas para atender a demanda de passageiros”, comentou Pineschi.
Cada ônibus representa a geração de até 15 empregos na cadeia do transporte em linhas regulares. Com relação a este tema, a ABRATI informa que o setor rodoviário é um dos que mais dá oportunidades para profissionais maduros, sendo que a idade média do trabalhador no setor de transportes interestadual é de 44,8 anos e, em cargos de gestão, a média sobe para 54 anos. “A contratação de profissionais maduros no mercado de trabalho, infelizmente, ainda não é considerada ideal, constituindo um grande desafio para as empresas e para a sociedade. No entanto, nós do setor rodoviário, acreditamos que a maturidade traz muitos ganhos, pois os diferenciais desses profissionais não estão apenas nos muitos anos de experiência, mas principalmente na senioridade e capacidade de assumir responsabilidades”, observou Pineschi.
O Ministério do Trabalho revelou que a idade média do trabalhador do setor de transporte rodoviário de passageiros está acima dos 40 anos, enquanto a média do trabalhador brasileiro é de 37 anos. Já a relação ao tempo de permanência no emprego, ela é de 9 anos e 8 meses no setor e de apenas dois anos na média geral do País. Para a entidade representativa das empresas de ônibus, o setor está bem otimista e espera gerar muitos empregos em 2023, com a retomada das viagens e os muitos feriados previstos para o ano, com expectativa de elevar as receitas.
Imagens – Divulgação Rodoviária Novo Rio e Viação Santa Cruz
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