A cidade lituana de Vilnius encerrou seu processo público de escolha das tecnologias de propulsão para o seu sistema de transporte coletivo. O Grupo Škoda irá fornecer 91 trólebus para o operador de transportes JSC, num valor total superior a 52 milhões de euros. A frota da capital lituana receberá, assim, veículos modernos que contribuirão para um ambiente mais limpo e saudável. Os veículos serão entregues durante os anos de 2024 e 2025.
Desde 2018, um total de 41 trólebus com equipamento de tração Škoda estão em operação em Vilnius, enquanto outras 125 do mesmo modelo foram entregues, anteriormente, pelo grupo à cidade de Riga, na Letônia.
Esses veículos, com doze metros de comprimento, serão equipados com uma bateria extra de tração, visando a operação fora da rede aérea, permitindo uma autonomia de 20 km para os ônibus. A bateria poderá ser recarregada assim que o veículo estiver conectado na rede (o chamado In-Motion-Charging). Há ainda, outra opção, que pode ser o recarregamento por meio do conector CCS2, nas garagens.
A segurança operacional é um outro aspecto alcançado, pelo moderno sistema de câmeras para monitorar o tráfego na frente do veículo, sendo que, também, haverá a substituição dos tradicionais retrovisores externos pelo sistema “Mirror Eye“, com câmeras de última geração.
Internamente, cada veículo terá câmeras para monitorar o salão de passageiros, ar-condicionado, sistema de informação abrangente e conectividade por meio de Wi-Fi, além de piso baixo para facilitar os embarques e desembarques. Para um melhor ambiente, livre de contaminação, haverá o recurso da neutralização de vírus.
Em termos de negócio, a encomenda inclui um contrato para o fornecimento de peças de reposição necessárias para a manutenção regular dos trólebus para os primeiros cinco anos de operação.
Imagem – Divulgação/Skoda
0 comentários