Com receita líquida consolidada de R$ 1,4 bilhão no segundo trimestre de 2023, representando crescimento de 18,5% em relação ao mesmo período do ano passado, a encarroçadora Marcopolo revelou crescimento em seus negócios. Desse total, R$ 721,8 milhões são provenientes do mercado interno, R$ 246,9 milhões das exportações a partir do Brasil e R$ 395,8 milhões das operações internacionais da companhia.
Segundo a empresa, no período, o segmento de maior representatividade para ela foi o de ônibus rodoviários, com o sucesso de vendas dos modelos G8, resultando em entregas de veículos de maior valor agregado. A estratégia rendeu à companhia uma receita líquida total consolidada de rodoviários de R$ 530,9 milhões, contra R$ 331,8 milhões no 2T22.
André Armaganijan, CEO da Marcopolo, destacou que a fabricante tem uma estratégia para o seu fortalecimento na atuação no segmento de rodoviários, com investimento em soluções cada vez mais completas e com tecnologias de ponta, pensadas no conforto e segurança dos passageiros. “A estratégia rendeu um acréscimo do volume de vendas de produtos com maior valor agregado”, sintetizou.
Quanto a volumes produzidos de carroçarias, a marca afirmou que o segundo trimestre de 2023 marcou o início da transição da motorização Euro V para Euro VI, impactando na redução da fabricação consolidada, alcançando 3.010 unidades no período, sendo 2.459 unidades feitas no Brasil, 12,6% inferior à do 2T22. Já, no exterior, a produção foi de 551 unidades, 5,5% inferior às unidades produzidas no mesmo período do ano anterior. Neste período, a participação de mercado da Marcopolo na produção brasileira de carrocerias foi de 44,5%. “Após os primeiros meses da transição da motorização, já observamos uma normalização do mercado brasileiro de ônibus. Temos programado grandes pacotes de vendas para o segundo semestre deste ano e o primeiro trimestre de 2024, com foco nas viagens de final de ano e férias escolares”, comentou Armaganijan.
No exterior, sua unidade México manteve o bom desempenho ao focar nas entregas de rodoviários, incluindo modelos G8. Houve um avanço de 25,6% no volume de unidades faturadas no 2T23, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Sua planta localizada na África do Sul registrou crescimento de 57,1% nas unidades faturadas, na comparação entre o 2T23 e 2T22 e a Marcopolo Argentina concluiu a depuração dos pedidos antigos no 2T23, alcançando resultado próximo ao break-even (ponto de equilíbrio), com novas e saudáveis margens dos pedidos em carteira.
Imagem – Divulgação
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