Grupo JCA renova a frota e escolhe a Mercedes-Benz como fornecedora dos ônibus

A tecnologia embarcada, a segurança e o conforto foram alguns dos aspectos observados na renovação da frota

Não é por acaso que a Mercedes-Benz é líder na comercialização de ônibus no Brasil. A montadora trabalhou muito forte para conquistar, em 2023, uma expressiva venda que soma 485 chassis à um conhecido cliente do segmento do transporte rodoviário – o Grupo JCA -, fluminense de origem e que opera a maior frota de ônibus Double Decker do País em linhas regulares.

Na escolha pela marca, há um mix de modelos de chassis que atenderão diversos nichos de serviços realizados pelo grupo – transporte rodoviário, fretamento e urbano. E todos os novos ônibus virão com a motorização Euro VI, a mais moderna e com índices de emissões poluentes muito próximo de zero. Dentre os novos ônibus, 124 unidades são do modelo O500 RSDD (8×2), 277 do chassi OF 1721 L (com suspensão a ar) e outras 84 do micro-ônibus LO 916.

Segundo Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, a venda é resultado de uma série de considerações, comerciais e tecnológicas, que foram fundamentais na conclusão do negócio. “O Grupo JCA identificou, para a sua operação, os benefícios econômicos que podem ser alcançados com os nossos produtos. Também não posso esquecer do trabalho realizado pelo pós-vendas da marca e da nossa engenharia, que desenvolveu os melhores veículos”, ressaltou.

A Mercedes-Benz salienta sua linha 2023 de chassis de ônibus, com a exclusiva tecnologia BlueTec 6 de pós-tratamento de emissões, que atende a legislação Euro VI, sendo reconhecida como uma solução robusta, eficiente e confiável para assegurar a redução de 80% nas emissões de óxido de nitrogênio e de 50% nas de material particulado, isso em relação ao Proconve P7, equivalente Euro V.

Walter Barbosa lembrou que, além da questão ambiental, os novos ônibus, neste caso os rodoviários, trazem muita tecnologia embarcada, que proporciona viagens mais seguras e confortáveis, fator preponderante na escolha da marca. “Dentre os recursos incorporados, destaco o sistema de frenagem de emergência ABA 5, que está em sua quinta geração e que agora detecta ciclistas e pedestres em movimento; o SGA, assistente de ponto cego, que alerta o motorista quanto à presença de obstáculos do lado direito do veículo; o sistema IHC, controle inteligente de farol alto, reduzindo, automaticamente, a intensidade da luz e a transmissão automatizada Traxon com 12 marchas, com dimensionamento específico para a operação”, observou Barbosa.

O Grupo JCA é uma referência e escolheu a Mercedes-Benz, outra empresa referência em veículos, para a renovação de sua frota

Relacionado aos veículos com motorização dianteira, além da própria suspensão pneumática, eles também possuem sistema de assistência de partida em rampa (travamento do freio por pouquíssimo tempo até o motorista pisar no acelerador).

Outrossim, com essa nova aquisição, principalmente de ônibus rodoviários, a Mercedes-Benz nunca desistiu de acreditar que poderia realizar novos negócios nesse segmento ao Grupo JCA, reforçando sua presença no mercado. “Teve momentos que deixamos de fornecer nossos chassis rodoviários para o grupo, especialmente de 2018 para cá. Contudo, não entregamos os pontos, sempre insistindo para estarmos presentes na frota. Lembro, claro, que nunca ficamos de fora das renovações das empresas do grupo, em se tratando de chassis com motores dianteiros”, afirmou Walter.

Alto investimento na frota

O Grupo JCA investiu cerca de R$ 500 milhões na renovação de parte de sua frota, incorporando soluções para tornar ela ainda mais segura, confortável e sustentável. A escolha pela tecnologia BlueTec 6 da motorização Mercedes-Benz atenta para a redução de mais de 60% nas emissões de materiais particulados e quase 80% de óxido de nitrogênio, quando comparado a veículos fabricados entre 2012 e 2022.

Todos os novos chassis receberão carroçarias da Marcopolo, tradicional fornecedor para o Grupo. Dentre os modelos adquiridos estão o Paradiso 1800 DD G8, Viaggio 900, Ideale, Torino e Micro Sênior. Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais MI & Marketing da Marcopolo, ressaltou a aquisição e disse que a encarroçadora está em um período positivo, acompanhando a expansão dos negócios de empresas focadas no transporte de passageiros. “O aumento da procura por viagens rodoviárias, o retorno das pessoas às atividades presenciais e o otimismo gerado pelo fim do isolamento, são oportunidades para compra de novos ônibus e a renovação das frotas para garantir o conforto e segurança dos passageiros”, observou ele.

Já o conselheiro do Grupo JCA, Marcelo Antunes, disse que a segurança e conforto, aliados à sustentabilidade, são pilares das operações conglomerado de empresas. “Havíamos planejado parte desta renovação para o ano passado, mas decidimos aguardar a implantação do padrão Euro VI e optamos nessa compra pelos chassis da Mercedes-Benz, já equipados com a nova motorização, capaz de oferecer uma redução significativa em emissões, com a mesma confiabilidade, robustez e desempenho, para oferecermos o que há de mais moderno em nossas viagens”, salientou.

Imagens – Divulgação

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