Uma parceria formada entre as empresas Accelera™ by Cummins, unidade de negócios de emissão zero da Cummins Inc., Daimler Truck e PACCAR visa acelerar e localizar a produção de baterias para veículos comerciais elétricos e a cadeia de fornecimento nos Estados Unidos. A joint venture pretende, ainda, criar empregos industriais altamente desejáveis nos EUA, no crescente setor de tecnologia limpa.
O investimento total estimado ficará entre US$ 2 a 3 bilhões para a fábrica de 21 gigawatts-hora (GWh). A produção, inicialmente, se concentrará na família de tecnologia de baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP) para os comerciais elétricos a bateria. Tal componente poderá oferecer diversas vantagens em comparação com outros produtos químicos de bateria, incluindo menor custo, maior vida útil e maior segurança, sem a necessidade de matérias-primas de níquel e cobalto.
De acordo com a Cummins, a joint venture é estratégica e vai permitir com que todas as empresas proprietárias criem a escala necessária para acesso à tecnologia de bateria diferenciada e econômica, criando valor para clientes de veículos comerciais na América do Norte. “Temos a responsabilidade de descarbonizar de uma forma que seja melhor para todos os nossos stakeholders e para o nosso planeta. Isto requer trabalhar em estreita colaboração com os principais parceiros. Este anúncio reflete essa ação; não estamos apenas avançando em uma solução tecnológica essencial para nossos clientes, mas também acelerando a transição energética nos Estados Unidos”, disse Jennifer Rumsey, CEO da Cummins.
Ambas empresas estão liderando a transição do setor de veículos comerciais para tecnologias de emissões zero, empenhados em reduzir as emissões de carbono de forma consistente com o Acordo Climático de Paris.
Imagem – Divulgação
0 comentários