A era do hidrogênio na visão da Karsan

A busca por modelos de ônibus com tecnologia limpa de tração tem mobilizado os vários fabricantes mundiais

Poucos conhecem, mas a montadora de veículos comerciais de origem na Turquia, Karsan, mostra que tem expertise na produção de ônibus urbano de última geração, visando os mercados que necessitem de veículos com tração livre das emissões poluentes. Recentemente, a marca apresentou, durante a feira IAA 2022, seu mais novo desenvolvimento, dentro do conceito de células a combustível.

Trata-se do modelo elétrico e-ATA HYDROGEN, com 12 metros de comprimento, piso baixo e visual bem atrativo voltado para o mercado urbano. O veículo vem equipado com tanques de hidrogênio composto leve, com capacidade para 1.560 litros, instalados no teto (possuem alta pressão, válvulas de emergência para a liberação do gás e sensores de alta sensibilidade que desligam automaticamente o sistema), o que lhe dá autonomia de 500 quilômetros em condições reais de uso. Ele utiliza uma célula a combustível de última geração com 70 kW, além de ter bateria LTO com capacidade de 30 kWh e longa vida útil, posicionada como fonte de alimentação auxiliar, fornecendo mais potência ao motor elétrico.

A Karsan informa que seu veículo pode ser abastecido com hidrogênio em menos de sete minutos, para uma operação diária sem a necessidade de volta à garagem. Em termos tecnológicos, o e-ATA possui sistema de ar-condicionado 100% ecológico, livre de dióxido de carbono, avançados recursos de assistência ao motorista, como as câmeras no lugar dos espelhos, aviso de colisão frontal, assistência de manutenção de faixa, monitoramento de ponto cego, indicador de limite de velocidade, dentre outros.

Internamente, o veículo conta com piso completamente baixo, assentos flexíveis, diferentes opções de tipo de porta e um cockpit do motorista que atende aos regulamentos da VDV nos padrões alemães para o transporte público.

Imagem – Karsan

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *