A indústria brasileira de chassi para ônibus em 2023

Fabricantes sentiram a mudança de tecnologia dos motores e o mercado desaquecido

Há uma interessante relação nos números lançados pela Anfavea, entidade que representa as produtoras nacionais de veículos automotores, quanto ao mercado de ônibus no ano passado. Os emplacamentos atingiram a marca de 20.435 unidades, crescimento de 17,7% se compararmos com 2022. A liderança continua com a Mercedes-Benz, com 11.246 chassis licenciados (5.933 Euro VI), seguida da Volkswagen CO, com 4.490 unidades. A fabricante Agrale vem em terceiro, com seus 2.910 chassis.

Em se tratando de produção de chassis, a situação se inverte. Foram fabricados 20.598 chassis, uma queda de 35,2% em relação a 2022 (31.777 unidades).

De acordo com a instituição representativa, esses números refletem os custos mais elevados das novas tecnologias de controle de emissões, adotadas para atender a etapa P8 do Proconve, válida desde janeiro do ano passado. Do total computado em 2023, 44% são de modelos Euro VI e o restante, ainda, Euro V, resultado das antecipações de compras promovidas pelos operadores antes da virada de chave da tecnologia que determina os menores índices de emissões poluentes. Os modelos de chassis urbanos lideraram, mais uma vez, os negócios realizados no ano passado.

Volvo, com 700 unidades, Iveco com 582 chassis e Scania com 467, fecham a lista de veículos licenciados em 2023.

Imagem – Divulgação

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