Abrindo a tampa do baú

Um ônibus especialmente desenvolvido para o transporte de muçulmanos na Arábia

O ônibus das Arábias

Entre os anos de 2001 e 2004, a Volkswagen CO fechou um expressivo negócio com a operadora Tamimi & Saihaati Transport Company – TASECO -, da Arábia Saudita, para o fornecimento de 700 chassis. Com carroçarias Marcopolo, os veículos tiveram alterações técnicas pensando nas condições climáticas extremas, por conta da alta temperatura, sendo que eles contavam com um novo pacote de arrefecimento e pneus especiais.

Também foram enviados com peças que atendessem os requisitos do projeto e tradução das etiquetas e literatura de bordo para o idioma local. Os chassis passaram por testes severos, rodando em várias cidades do país, enfrentando tempestades de areia e temperaturas que chegavam a 50 graus. Foram percorridos mais de 40 mil quilômetros em rotas pela Arábia Saudita sem nenhum tipo de guia ou ajuda de algum morador do país, o que acabou se tornando uma aventura para a montadora.

Contudo, o detalhe mais inovador para a época foi que a carroçaria possuía teto removível em oitenta unidades do modelo Volksbus. Segundo a fabricante, isso foi pensado para os muçulmanos que realizam o ritual chamado “Hajj”, que é a peregrinação anual para as cidades sagradas de Meca e Medina. Durante o percurso, alguns peregrinos não podem ter nenhuma obstrução entre suas cabeças e o céu. Assim, colocar o teto removível foi a solução encontrada pela engenharia da Marcopolo para atender a essa exigência.

O processo de montagem contou com a participação de colaboradores das áreas de Engenharia, Manufatura, Qualidade Assegurada e Exportação, que acompanharam todo o processo de montagem dos ônibus e auxiliaram na inspeção dos mesmos. “O transporte de peregrinos tem uma logística muito complexa e nada pode falhar, sob risco de comprometer a chegada dos mesmos às cidades sagradas de Meca e Medina. Os ônibus Volkswagen mostraram robustez, velocidade e manutenção simples. Para que essa conquista fosse alcançada, houve um empenho muito grande dos colaboradores envolvidos, tornando possível todo o processo de montagem. Um destacado esforço de todos permitiu a execução da montagem e liberação dos chassis para o Oriente Médio”, disse Ivan Ryzyk, analista de produto da VWCO que esteve na Arábia Saudita e acompanhou todo o processo de exportação naquele período.

Imagem – Divulgação

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