Agenda ambiental no radar da Mercedes-Benz

O conceito do ESG - Ambiente, Social e Governança -, é uma das estratégias da Mercedes-Benz em promover um ambiente de negócios inclusivo e em harmonia com o meio ambiente

O Acordo Ambiental São Paulo, iniciativa do Governo do Estado que busca incentivar empresas, associações e municípios a assumirem compromissos voluntários de redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE), a fim de conter as mudanças climáticas, tem novo integrante. Trata-se da Mercedes-Benz do Brasil, montadora que tem em sua filosofia de trabalho a participação e promoção dos temas relacionados com as questões ambientais.

A adesão voluntária será renovada automaticamente até 2030 e o acordo prevê o reconhecimento dos signatários como membros da comunidade de líderes em mudanças climáticas, além do apoio técnico governamental. Essa ação incentivará a implementação de novas tecnologias e soluções inovadoras, realçando o protagonismo do Estado na agenda climática.

Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina, disse que é com satisfação que a empresa passa a fazer parte do Acordo Ambiental São Paulo, reafirmando o compromisso dela com a sustentabilidade e com os pilares ESG, seguindo diretrizes da Daimler Truck no desenvolvimento de soluções de transporte sustentáveis e, portanto, orientadas para o futuro da mobilidade de cargas e pessoas. “Novos desafios surgem a toda hora aos fabricantes e usuários de veículos, ao ecossistema do transporte responsável, à mobilidade e à sociedade como um todo. Nesse sentido, trabalhamos diariamente para equacionar eficiência com sustentabilidade e responsabilidade social”, observou.

Uma comitiva do Governo Alemão visitou a fábrica da Mercedes-Benz do Brasil em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista e, na oportunidade, conheceram iniciativas ESG da companhia, como a linha de produção 4.0 do chassi de ônibus elétrico e a parceria com o SENAI na formação e especialização da mão-de-obra.

A fabricante destacou o seu mais novo chassi para ônibus urbano com propulsão elétrica a baterias. Segundo ele, o seu modelo eO500U foi desenvolvido pela Engenharia local para a realidade do País, como para a América Latina. Segundo a Mercedes-Benz, o conceito eletroeletrônico do veículo, englobando itens como baterias, direção, motores elétricos e eixos, segue parâmetros do ônibus integral eCitaro da Daimler Buses na Europa, sendo amplamente testado no Brasil e também na Alemanha.

Achim Puchert lembrou que, juntamente com os parceiros da marca, a empresa está construindo um grande legado para a eletromobilidade, sendo que é muito bom saber que o time brasileiro faz parte do plano da Daimler Buses de oferecer veículos neutros em CO2 movidos a baterias ou hidrogênio em todos os segmentos até 2030. “Ou seja, vamos contribuir para a redução das emissões e para a descarbonização no transporte. Isso demonstra que estamos alinhados às tendências globais e locais da sustentabilidade, seguindo os pilares ESG, o que novamente é reafirmado pela adesão da Empresa ao Acordo Ambiental São Paulo”, explicou.

Imagem – Divulgação

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *