Allison no Japão

O uso da tecnologia das transmissões automáticas contribuem com uma melhor condução

A fabricante de transmissões automáticas Allison Transmissions informou, recentemente, que o mercado japonês de ônibus é muito importante para os seus negócios. De acordo com a empresa, os modelos urbanos J-Bus de médio porte agora podem ser equipados com as transmissões automáticas da Série Torqmatic™, de seis marchas.

A versão Allison T280™ já foi instalada em mais de 70% dos ônibus urbanos de grande porte naquele país e, devido ao seu ótimo desempenho de deslocamento e à confiabilidade e facilidade de manutenção, agora é a vez dos modelos de médio porte serem equipados com a mesma tecnologia.

O operador Keisei Transit Bus, conta com uma frota total de 142 veículos, sendo 109 equipados com transmissões automáticas. Atualmente, a transportadora possui e opera 14 ônibus urbanos de médio porte equipados com a Allison T280, que começaram a ser instaladas há cerca de três anos. Para a fabricante, a sua instalação é vantajosa, pois o mesmo seletor de marchas usado nos ônibus urbanos maiores pode ser usado nos ônibus médios, permitindo que os motoristas operem os dois tipos de veículos sem problemas.

Ryuji Takahama, chefe de Operações da Keisei Transit Bus, ressaltou que, ao dirigir em áreas residenciais tranquilas, os motoristas devem ter cuidado para minimizar os ruídos causados pelas altas rotações dos motores e, devido à continua pressão no acelerador e dependendo das condições dos roteiros percorridos, os ônibus equipados com as transmissões manuais automatizadas (AMT) têm problemas com os altos ruídos produzidos pelos motores durante as acelerações e as trocas de marchas. “Por outro lado, os motoristas sentem tranquilidade ao dirigir veículos equipados com essa tecnologia, pois podem acelerar enquanto as marchas são trocadas suavemente devido ao Continuous Power Technology™, permitindo uma operação silenciosa. Também sentimos que ter ônibus automáticos nos dá vantagem no recrutamento de motoristas em meio à escassez desses profissionais”, observou.

Na visão da Allison, os ônibus urbanos de médio porte são adequados para várias condições de percursos no Japão. Isso faz com que a empresa tenha uma expectativa que o mercado se expanda ainda mais no futuro. A marca está aplicando o conhecimento que adquiriu no mercado doméstico de ônibus urbanos de grande porte para a pesquisa e o desenvolvimento de produtos cada vez melhores, além do aprimoramento dos serviços de pós-venda.

Para isso, possui 25 revendedores autorizados em todo o país para responder rapidamente a situações imprevistas, fornecendo inspeções e revisões regulares. “Além da ausência da embreagem, como ocorre com as transmissões manuais, achamos que os veículos equipados com as transmissões Allison são mais fáceis de manter, exigindo apenas trocas periódicas de fluido. Nossos ônibus, que acumulam uma média de 45 mil quilômetros por ano, costumam ser substituídos a cada 12 anos”, afirmou Takayuki Yokoyama, gerente da Keisei Transit Bus, na cidade de Shiohama.

Imagem – Divulgação

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