Ampliando o portfólio com a tração a gás

A nova gama de veículos Irizar a gás também inclui os modelos i3Ie, com 12 metros a 15 metros, com motores a CNG (gás natural comprimido), e as versões i4, i6 e i6S, de 12 metros a 15 metros, com propulsores a GNL

A marca espanhola Irizar é a responsável por produzir modelos de ônibus rodoviários de última geração, caracterizados pela tecnologia e recursos que oferecem otimização operacional, conforto e segurança. Para o transporte urbano, a fabricante disponibiliza a tração elétrica, com sua gama de ônibus equipados com os mais modernos componentes que visam o modelo de mobilidade coletiva livre das emissões poluentes.

Recentemente, ela apresentou seu novo modelo de ônibus, equipado com o propulsor a gás natural, ampliando o portfólio com tração alternativa ao diesel. Trata-se do i4 de classe II, um ônibus versátil e ideal para o contexto metropolitano, para o transporte escolar ou fretado. Ele possui 12,92 metros de comprimento e está sobre o chassis Scania K320 EB 4X2 Euro VI D.

Ampliando o portfólio com a tração a gás

Esse ônibus incorpora quatro tanques longitudinais, do tipo IV GNC, com um volume total de 1.260 dm³ (equivalente a 1.260 litros). Um tanque adicional pode ser instalado, visando o aumento da autonomia. O abastecimento é feito por duas entradas de gás, além da presença de um manômetro. A Irizar ressalta a integração dos tanques com a estética e a aerodinâmica do veículo, permitindo um desenho externo harmônico.

No tocante a segurança, o modelo conta com o sistema de controle de gás para cumprir todos os protocolos exigidos. Tal recurso permite detectar vazamentos e suprimir incêndio (caso ocorra) por meio de uma solução aditivada de água. Além disso, a norma R66.02 da estrutura é observada, cumprindo com os protocolos de segurança térmica e de segurança mecânica, de acordo com o Regulamento 110.

A nova gama de veículos Irizar a gás também inclui os modelos i3Ie, com 12 metros a 15 metros, com motores a CNG (gás natural comprimido), e as versões i4, i6 e i6S, de 12 metros a 15 metros, com propulsores a GNL (gás natural liquefeito), todos eles sobre chassis Scania. Ainda, de acordo com a Irizar, a autonomia de seus veículos é de até 500 km na versão GNC e 1.000 km nos modelos com tecnologia GNL.

Outros detalhes ambientais também são destacados pela empresa, como os benefícios ambientais alcançados pela tecnologia do gás, que reduzem as emissões de CO² entre 20% e 25%, de NOx em até 60% e de material particulado em mais de 98%. As emissões sonoras também são diminuídas entre 4 a 5 decibéis. E, em relação ao custo operativo, a Irizar informa que há uma estimativa de redução que pode chegar a 35%, dependendo da diferença entre o custo do gás e do diesel. Já o custo de manutenção, segue similar ao de um veículo diesel convencional.

Imagens – Irizar

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