Articulado e movido a hidrogênio

A tecnologia das células a combustível está ganhando mais espaço no setor de transporte coletivo

Não é de hoje que as fabricantes mundiais de ônibus buscam novas formas de tração objetivando alcançar veículos cada vez mais limpos em termos ambientais. A montadora polonesa Solaris Bus & Coach é um exemplo nesse quesito. Ela apresentou, recentemente, seu mais novo produto para atender as maiores demandas de passageiros em grandes cidades. Trata-se de seu modelo Urbino 18, na versão articulada, que representa o seu compromisso no desenvolvimento de soluções de emissão zero e seu desejo para fornecer aos seus clientes a mais ampla gama de veículos ecologicamente corretos.

O novo veículo utiliza as células a combustível de última geração que transformam o hidrogênio em eletricidade, esta sim a responsável pela tração do ônibus. Os tanques de hidrogênio são de composto e possuem capacidade total para armazenar 51,2kg. A autonomia é de 350 km e há ainda as baterias Solaris de capacidade de 60 kWh, que servem como fonte auxiliar energia usada, por exemplo, durante a aceleração ou para armazenar a eletricidade gerada na frenagem regenerativa. O reabastecimento completo do veículo leva cerca de 20 minutos.

A experiência da Solaris com as células a combustível pode ser comprovada com a entrega de cerca de 100 ônibus à clientes na Itália, Alemanha, Holanda, Suécia e Polônia, por intermédio de seu modelo com 12 metros de comprimento, apresentado em 2019.

Imagem – Divulgação Solaris

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *