Barcelona e o transporte movido a hidrogênio

A TMB anunciou que aposta em uma frota livre de emissões poluentes, com projetos que incorporam energias limpas na operação, como a eletricidade, o hidrogênio e o biometano

A Transports Metropolitans de Barcelona (TMB) selecionou oferta da Iberdrola para o fornecimento de hidrogênio renovável para a sua futura frota de ônibus urbano, por meio de uma planta de produção e abastecimento que também será capaz de atender outras frotas de veículos elétricos na área metropolitana de Barcelona.

Em linha com a mudança para a nova mobilidade com zero emissões de poluentes, essa unidade será construída em 2021 em um terreno com 5.000 metros quadrados. Tal estação será a primeira de natureza pública da Espanha. A TMB pagará um valor estimado de 14,3 milhões de euros pelo fornecimento de hidrogênio nos dez anos de contrato.

Conforme já anunciado aqui, a TMB adquiriu oito ônibus elétricos equipados com células a combustível de hidrogênio de última geração da fabricante portuguesa Caetano Bus, que serão operados no início de 2022. A adoção do hidrogênio pela TMB é apoiada pelo programa europeu JIVE 2, que promove a tecnologia das células a combustível e veículos de emissões zero, co-financiados pela União Europeia.

A TMB anunciou que aposta em uma frota livre de emissões poluentes, com projetos que incorporam energias limpas na operação, como a eletricidade, o hidrogênio e o biometano, aspecto que faz parte de seu compromisso ambiental. Rosa Alarcón, presidente da TMB, lembrou a meta de redução de emissões é de 55%, estabelecida para 2030. “A Europa exige planos e ações concretos. Por isso, a TMB assumiu o desafio da descarbonização e irá implementá-la”, assegurou.

Imagem – Caetano Bus

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *