Um grande passo rumo a eletromobilidade foi dado pela capital colombiana Bogotá. A cidade abriu recentemente seu processo de licitação para a aquisição de 594 novos ônibus elétricos. Os veículos serão utilizados em várias áreas dentro do Sistema Integral de Transporte Público (SITP) e contarão com GPS, câmeras de monitoramento, sensores, melhor iluminação e seus motoristas receberão um treinamento específico, aumentando a segurança e o conforto durante a operação.
Esse novo processo de renovação da frota de ônibus tornará Bogotá um exemplo mundial no uso da eletricidade e de combustíveis limpos no transporte coletivo. Em uma segunda fase da licitação, outros 2.185 ônibus serão adquiridos, expandindo ainda mais a presença de tecnologias limpas na mobilidade local e abrindo novas oportunidades para que os principais nomes da indústria mundial de ônibus livre de emissões possam disponibilizar seus conceitos tecnológicos.
Os 594 veículos serão de três categorias, com capacidade de transporte entre 40 e 80 passageiros, com comprimento máximo de 12 metros. A capital colombiana se transformará em um modelo a ser seguido para que outras grandes cidades latinas tenham a mesma postura e possam oferecer um ambiente livre da poluição aos seus moradores.
Imagem – Arquivo Volvo
0 comentários