Caio com expectativas positivas para 2024

A marca tem posição de destaque no cenário nacional do transporte coletivo urbano

Uma das mais importantes fabricantes de carroçarias para ônibus do Brasil, a Caio, celebra sua participação de 53% (janeiro e novembro de 2023) na produção nacional, reafirmando a ótima performance da empresa no segmento do transporte urbano. Segundo a marca, sua liderança a consolida como uma das protagonistas do mercado brasileiro, com mais de 5 mil unidades produzidas no ano passado.

Para isso, vem investindo, constantemente, em inovação, tecnologia e, também, em pessoas, o que a torna uma das grandes marcas empregadoras da região onde se localiza (Botucatu – SP, além de outras unidades fabris). “Os 53% pontos percentuais de share demonstra que estamos fazendo um ótimo trabalho. Temos que continuar firmes no propósito de continuar ofertando produtos que agreguem para o operador e para a comunidade. É desafiador para uma marca se manter há 8 anos na liderança, por isso investimos em tecnologia, inovação e claro, nas pessoas. Nossos clientes e nossos colaboradores são nossa razão de ser e temos cumprido a missão de produzir com qualidade e excelência”, disse Paulo Ruas, CEO do Grupo Caio.

A força de quadro de colaboradores é um dos destaques para esse sucesso. Somente em 2023, mais de 670 novos postos de trabalho foram criados, em áreas fabris e administrativas. Assim, o grupo somou 1.170 contratações. Também foram realizadas mais de 15 mil horas de treinamentos. De acordo com a fabricante, em prol da comunidade são realizadas palestras em escolas técnicas e parcerias junto a entidades de formação técnica e de qualificação de mão-de-obra, oferendo cursos gratuitos.

Por meio do Programa de Aprendizagem, uma parceria com o SENAI, a Caio emprega 93 jovens aprendizes que seguem uma jornada de aulas teóricas e práticas, em oito cursos voltados à produção. Já o Programa de Estágio formou 26 jovens em 2023, proporcionando uma jornada de aprendizado em atividades desenvolvidas nas áreas fabris e administrativas, com treinamentos técnicos e comportamentais.

A eletrificação é um dos temas muito bem explorados pela principal fabricante de carroçarias urbanas do Brasil

As expectativas para 2024 são positivas, na visão da empresa, impulsionadas pelo cenário político-econômico brasileiro. A projeção de crescimento para o mercado de ônibus para 2024 fica entre 10% a 15%, devido à licitação de veículos escolares do Programa Caminho da Escola, pelo FNDE, já que a mesma engloba a habilitação para o fornecimento de 16,3 mil ônibus escolares, na qual a Caio está habilitada a produzir 3.500 unidades do ORE 3 com a Iveco, uma das ganhadoras da licitação; possível redução da taxa básica de juros da economia brasileira (Selic) durante o ano de 2024, proporcionando um cenário econômico mais positivo e condições de crédito mais favoráveis; possibilidade de clientes investirem em renovação e ampliação de frotas de urbanos. Um dos fatores é a normalização do Euro VI; incentivos do Governo Federal à descarbonização do transporte coletivo de passageiros; promulgação da reforma tributária (possibilidade de tratamentos diferenciados a setores com alíquotas reduzidas como é o caso do transporte coletivo de passageiros).

A encarroçadora paulista destaca seus modelos Apache Vip V, o Millennium geração V, para chassi de motor traseiro, e o eMillennium, desenvolvido exclusivamente para chassis de propulsão elétrica, com excelente performance de vendas, demonstrando a ótima aceitação dos novos produtos por parte dos clientes. “Um de nossos grandes diferenciais é o know-how para customizações. Conseguimos, dentro de nossa linha de produção, adequar os produtos de acordo com as necessidades de operação de cada cliente. Isso é um benefício para o operador e para a comunidade, que tem acesso a um transporte coletivo de qualidade, com conforto, segurança e acessibilidade. Também oferecemos a nossos clientes um atendimento personalizado, realizado por representantes de vendas no Brasil e exterior, e pela equipe de pós-vendas. São equipes qualificadas que, aliadas ao nosso time de colaboradores, estão focadas para que a experiência de compra de um ônibus Caio, seja sempre positiva”, ressaltou Maurício Lourenço da Cunha, vice-presidente industrial do Grupo Caio.

Imagens – Revista AutoBus

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *