Diretamente da Copa do Mundo de Futebol de 1974

A final da Copa do Mundo de 1974 aconteceu na cidade de Munique, entre as seleções da Alemanha e Holanda, sendo a que a germânica se consagrou a campeã

Realizada na Alemanha (então Ocidental), o principal torneio mundial de seleções consagrou um modelo de ônibus, produzido pela Mercedes-Benz. Tratava-se do O-302 (monobloco alemão), escalado para transportar os jogadores de todos os países que então participaram daquela Copa, em 1974.

48 anos depois, uma unidade desse veículo está preservada na galeria de celebridades automotivas da Mercedes-Benz em seu museu localizado na cidade de Stuttgart. Nesse ano, 16 nações participaram do torneio e cada uma dispunha de um O-302 com o nome e as cores do país estampado, para todas as suas viagens.

Tal veículo fora apresentado ao mercado na primavera de 1965 e com ele, a Mercedes-Benz explorou os requisitos de ponta em termos de velocidade, conforto da suspensão e flexibilidade operacional. Um destaque presente em sua estrutura foi o sistema de ar-condicionado, disponível pela empresa Thermo King, sendo que o aparelho estava localizado na parte de trás.

O modelo serviu de veículo oficial das seleções participantes naquela Copa

Numa viagem pelo tempo, podemos ver que a Mercedes-Benz promoveu a suspensão pneumática no veículo, de forma serial, somente a partir de 1971. O modelo podia ser equipado com a opção de quatro tipos de motores a diesel, naturalmente aspirados, com seis cilindros e potência variando entre 126 cv e 240 cv. O sucesso do modelo foi tão expressivo, que foram produzidas mais de 32 mil unidades do O-302, que foi substituído pelo modelo O-303, projeto que trouxe elevado nível de conforto e segurança.

A final da Copa do Mundo de 1974 aconteceu na cidade de Munique, entre as seleções da Alemanha e Holanda, sendo a que a germânica se consagrou a campeã, com o gol decisivo de Gerd Müller. (O placar do jogo final foi 2×1).

Imagens – Divulgação

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *