Do fundo do baú

De uma época em que o turismo rodoviário era um importante aliado na economia brasileira

Quando na ativa, ela foi considerada uma das mais expressivas agências de viagens do Brasil. Estamos falando da Soletur, empresa fundada em 1964 e que se tornou referência no turismo nacional e internacional. Por muitos anos, na categoria de serviços rodoviários, a operadora teve presença significativa em rotas turísticas pelo Brasil.

No quesito ônibus, a empresa se destacou por oferecer aos seus clientes sempre o melhor veículo, dotado de muita comodidade interna. Foi, a partir da primeira década de 1970, que a operadora lançou no mercado o seu modelo, que ficou conhecido como Solnave, com uma configuração interna dotada de vários atributos positivos, a começar pelas poltronas semileito, sistema de ar-condicionado, geladeira, som ambiente, WC e acabamento refinado do salão.

Propaganda de lançamento da versão Solnave

Para tornar isso realidade, a Soletur encomendou à extinta encarroçadora carioca Ciferal, uma versão de carroçaria baseada no modelo Dinossauro, que em combinação com o chassi Scania BR 115 dotado de propulsor de 275 cv (posterior BR 116), formaram um ônibus dos mais luxuosos para a época. Lembrando que naquele momento, a respectiva carroçaria era um modelo que tinha sido lançado recentemente pela sua fabricante.

Além dos grandes bagageiros externos, o modelo tinha suspensão a ar, rodo ar (sistema que mantinha o pneu sempre calibrado), além de potência e torque de sobra para enfrentar os aclives e declives das rodovias brasileiras e até de países vizinhos.

Com um serviço personalizado, apoiado por colaboradores treinados e atenciosos, a operadora promoveu suas excursões de maneira diferenciada, fato que a colocou no centro das atividades turísticas brasileiras por muitos anos, até encerrar suas atividades em 2001.

Imagens – Acervo Tony Belviso e Coleção José Vignoli

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *