Eletromobilidade se expande em Santiago

Os veículos contam com sistema de ar-condicionado, piso baixo, conexão de internet via Wi-Fi, portas USB para o recarregamento elétrico de aparelhos eletrônicos e melhor distribuição das poltronas

Enquanto a eletromobilidade no transporte coletivo urbano brasileiro ainda é uma incógnita pela falta de políticas públicas de incentivo das diversas esferas governamentais, o Chile tem se mostrado o líder do assunto na América Latina, conforme já destacado neste espaço. E tem mais. Recentemente, recebeu mais 100 ônibus elétricos da marca chinesa BYD para o seu sistema de transporte, fato que contribuirá com a redução dos impactos negativos causados pela poluição vinda dos veículos comerciais em uma área sensível que é a capital Santiago. Nos próximos meses, outras 83 unidades do veículo chegaram para compor a frota local que será formada por unidades equipadas com tecnologia capaz de reduzir drasticamente as emissões de gases tóxicos no ambiente da cidade. Ao todo serão 876 novos ônibus, sendo 386 elétricos (100% a baterias) e 490 com propulsores a diesel Euro VI.

Segundo a Ministra dos Transportes e de Telecomunicações do Chile, Glória Hutt, a chegada desse novo lote de ônibus elétricos demonstra um salto de qua-lidade do transporte local, demonstrando o compromisso do governo com a questão ambiental e também com a qualidade vida da população. “Trata-se de uma transformação profunda e radical que está sendo promovida com a próxi-ma licitação dos serviços que estamos realizando”, observou Glória.

Os veículos contam com sistema de ar-condicionado, piso baixo, conexão de internet via Wi-Fi, portas USB para o recarregamento elétrico de aparelhos eletrônicos e melhor distribuição das poltronas.

O Chile sediará a Conferência Mundial do Clima COP 25 neste ano, evento que seria realizado no Brasil, mas que foi abandonado erroneamente pelo Governo Federal, fato que nos deixa alheios ao que tange a provocação e o desenvolvimento de metas e ações quanto a sustentabilidade ambiental em diversas frentes e setores na economia, bem como na criação de políticas públicas de incentivo às tecnologias limpas para a mobilidade urbana.

Imagem – Ministério dos Transportes do Chile

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