Evolução tecnológica no transporte urbano

Modelos de trações limpas estão sendo explorados no mercado norte-americano

A tecnologia embarcada estará presente nos futuros novos ônibus urbanos da operadora norte-americana ElDorado National (Califórnia) ou ENC, uma subsidiária do REV Group. Os veículos contarão com as soluções de eletromobilidade da linha de produtos Gen3 (Geração 3) da BAE Systems.

Serão dois conceitos adotados – tração elétrica por baterias ou gerada por células a combustível. Para isso, a fabricante irá disponibilizar os seus sistemas Axess® Battery Electric Bus (EVO-BE™) e o Axess Hydrogen Fuel Cell Electric Bus (EVO-FC™), que integrarão os inversores de potência Gen3 da BAE Systems e motores elétricos para um trem de força estrutural comum em ambas as plataformas. Assim, haverá a flexibilidade de ter uma solução comum de propulsão elétrica e de gerenciamento de energia em ambas as novas ofertas de ônibus urbanos de emissão zero.

Os ônibus movidos a hidrogênio contarão com célula combustível de 125kW, tendo a melhor densidade de potência da categoria, flexibilidade operacional baseada em combustível e flexibilidade de autonomia. “Nossas células de combustível ProGen oferecem os benefícios do hidrogênio verde com uma solução de emissão zero altamente confiável. A Plug está trabalhando com a BAE Systems para trazer nossa tecnologia para frotas de ônibus sustentáveis”, comentou José Luis Crespo, gerente-geral de aplicativos de célula a combustível/contas globais da Plug.

Já Steve Trichka, vice-presidente e gerente-geral de Soluções de Energia e Propulsão da BAE Systems, disse que a empresa e a ENC trabalham juntas há anos para ajudar as cidades a melhorar a qualidade do ar com soluções de ônibus elétricos. “Nossa colaboração expandida agora inclui várias opções de emissão zero, oferecendo soluções de transporte eficientes, comprovadas e limpas para frotas de trânsito”, observou.

Imagem – Divulgação

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