Fabricante polonesa se destaca no mercado europeu

A Solaris comercializou 1.492 ônibus, sendo que 55% de seu volume foi de modelos com tração elétrica (baterias, híbrida, células a combustível e trólebus)

Pode ser que, para muitos que acompanham o setor de ônibus, esta nota não seja considerada de relevância, por se tratar de um assunto que não está relacionado com o nosso cotidiano. No entanto, a divulgação dos números de produção da fabricante polonesa de ônibus, Solaris Bus & Coach, é um fato bem interessante para conhecermos o estágio de evolução do setor produtivo desse tipo de veículo na Europa.

É de conhecimento, para aqueles mais interessados nos mercados além da fronteira brasileira, que o ônibus tem uma participação de coadjuvante nos países de primeiro mundo. As principais cidades situadas na Europa ou mesmo nos Estados Unidos, contam com reforçadas redes de transporte de massa sobre trilhos (bonde, metrô e trem).

Diferentemente do que acontece aqui no Brasil ou em outros países latino-americanos e africanos, com uma aplicação maciça do ônibus nos deslocamentos coletivos, sobretudo em áreas urbanas, os países desenvolvidos entendem que o veículo deve cumprir o seu papel de integração ou mesmo de serviço alimentador numa harmonização entre tais sistemas de maior porte.

Contudo, isso não significa dizer que o ônibus não tenha relevância. Pelo contrário, ele é muito bem valorizado e recebe atenção por parte dos gestores públicos, que, continuamente, incentivam a sua utilização e, ao mesmo tempo, fomentam a prática da tecnologia inovadora e limpa em termos de tração.

Em 2022, o mercado europeu de ônibus, segundo a ACEA (associação que equivale à nossa Anfavea, mas que lá atinge o velho continente, excluindo os países Bulgária e Malta), registrou 18.500 unidades movidas a diesel, respondendo por 67,3% dos números gerais. No tocante a modelos elétricos (bateria), foram 3.505 veículos, sendo que a França foi o principal mercado, seguida de Alemanha e Dinamarca.

Fotografia reklamowa Lukasz Bera

Quanto a combustíveis alternativos ou renováveis, os países europeus compraram 3.262 veículos, principalmente de ônibus movidos a gás natural.

Voltando aos negócios da Solaris, ela comercializou 1.492 ônibus, sendo que 55% de seu volume foi de modelos com tração elétrica (baterias, híbrida, células a combustível e trólebus). De acordo com a fabricante, a crescente participação de modelos com baixa ou nenhuma emissão poluente em seu mix de vendas mostra o reconhecimento do setor de transporte quanto a busca por novas tecnologias limpas, se adequando às expectativas do mercado.

No período relatado, a Solaris, que é considerada uma das mais importantes produtoras de ônibus do mercado europeu, entregou seus produtos a clientes de 18 países, entre eles, Espanha, Polónia, Itália, Bélgica, Alemanha, Romênia, Estônia e Letônia, bem como Áustria e República Tcheca.

Imagens – Divulgação

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