Homologação paulistana

Veículo é mais um dos competidores num mercado que tende a crescer nos próximos anos

O modelo de ônibus com tração elétrica Attivi, produzido pela encarroçadora gaúcha Marcopolo, obtém seu processo de homologação junto à SPTrans (São Paulo Transportes), órgão que gerencia o sistema de ônibus da capital paulista, em duas versões – eBásico e ePadron.

De acordo com a Marcopolo, tal processo está previsto para ser realizado entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro, para a versão eBásico, e entre os dias 25 e 29 de setembro para a versão ePadron, e consta de quatro testes que envolvem o desempenho operacional, desempenho energético, segurança de frenagem, direção, consumo e regeneração da bateria. O veículo será testado em regiões da Zona Leste de São Paulo e na linha 6030-10 (Unisa – Campus 1/Terminal Santo Amaro), que tem cerca de 30 quilômetros de extensão.

Luciano Resner, diretor de Operações Industriais e Engenharia da Marcopolo, disse que é muito importante a homologação pela SPTrans, pois ela é uma referência nacional para diversas outras cidades. “O modelo havia sido homologado em âmbito nacional, mas cada município tem uma legislação diferente, o que exige a adequação à norma de cada cidade. Após a primeira etapa, de inspeção técnica estática, realizada com sucesso em Caxias do Sul, com as adequações já implementadas, seguimos com o objetivo de homologar o produto Attivi Integral no sistema SPTrans, nos modelos eBásico e ePadron. Assim, nossa expectativa é que os operadores possam adquirir e colocar em operação o Attivi Integral ainda no último trimestre do ano”, explicou.

Em linhas gerais, o Attivi Integral pode ter até 13 metros de comprimento total, tendo chassi Low Entry, motor elétrico de potência máxima de 350 kW e torque de 3.300 Nm, eixos dianteiro e traseiro ZF, suspensão a ar, sistema de freios Knorr e baterias CATL com capacidade de 396 kWh e autonomia entre 250 e 280 km (dependendo das condições de utilização).

Imagem – Divulgação

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