Impactos positivos para os passageiros gaúchos

Facilitar o deslocamento da população na Grande Porto Alegre é o mote da integração

Ao promover a integração entre o sistema de transporte metropolitano da capital gaúcha, Porto Alegre, com os serviços municipais da cidade de Cachoeirinha, a gestão do transporte promoveu benefícios para os passageiros. E, para a operadora local, Transcal, que interliga Cachoerinha a outras cidades da Grande Porto Alegre, como Alvorada, Canoas, Gravataí além da própria Capital, a integração permitiu o aumento da oferta de veículos para a população, que pode contar agora com mais de uma linha de transporte, sem acréscimo no valor da passagem.

Por exemplo, nos deslocamentos de Porto Alegre para Cachoeirinha, os clientes podem se locomover com qualquer ônibus da Transcal, desembarcar na Avenida Flores da Cunha, em Cachoeirinha, e reembarcar em um coletivo da empresa urbana, sem o pagamento da segunda tarifa.

Com isso, mais de 15 mil passageiros podem usar da integração (por mês), nos serviços que contam com uma frota de 204 veículos, eliminando a sobreposição de linhas de empresas diferentes que realizavam o mesmo trajeto. A integração dos sistemas otimizou o uso dos veículos, impactando na redução dos custos operacionais das empresas e consequentemente no valor da passagem. “A integração entre serviços metropolitanos e urbanos pode ser uma alternativa saudável para o sistema de transporte público, garantindo melhores serviços e preços, assim como o equilíbrio nas contas para os operadores do setor”, disse Pedro Bessa, gerente-geral da Transcal.

Atualmente, a Transcal transporta, em média ,34.500 passageiros por dia, em cerca de 40 linhas, contando com uma frota de 210 veículos com idade média de 12 anos. As características dos veículos são: 73 Seletivos (todos com conexão de internet via Wi-Fi, TV e ar-condicionado) e 137 Convencionais (69 adaptados para pessoas com deficiência e 36 com ar-condicionado)

Imagem – Divulgação

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *