Inovação com economia e sustentabilidade ambiental

De acordo com a Volvo Buses, sua nova tecnologia de motores Euro VI chega para sacudir o mercado brasileiro de ônibus rodoviário, trazendo benefícios econômicos e de segurança, além do maior conforto ao passageiro

Para a montadora Volvo, não é somente vendendo ônibus que se conquista maior participação num competitivo segmento que atua em diversas regiões pelo Brasil. É mais do que isso, pois envolve o melhor atendimento, com uma resposta rápida de seu departamento de pós-vendas, além da oferta de uma tecnologia compatível com as necessidades do setor.

Sabemos, muito bem, que o setor de ônibus rodoviário é dinâmico e moderno, sempre antenado com os avanços proporcionados pela indústria. Seus operadores buscam disponibilizar o melhor em termos de veículo e inovações.

Nesse contexto, aliando tecnologia à melhor engenharia, a Volvo do Brasil dá um importante passo rumo ao futuro do ônibus rodoviário, apresentando, de forma oficial, seu portfólio de veículos equipados com a motorização Euro VI, norma aplicada a partir deste para os modelos comerciais pesados.

Seus novos chassis contam com importantes aprimoramentos, como os motores de 13 litros e a nova geração da caixa de câmbio automatizado I-Shift, que, em harmonia à outras novidades, reduziram o consumo de combustível em até 9%, segundo informou a montadora.

Em evento que reuniu a imprensa especializada, a fabricante mostrou os diferenciais envolvidos com os seus novos produtos. A começar, sua gama de chassis, com os modelos B380R, B420R, B460R e B510R, está disponível nas versões 4×2, 6×2 e 8×2, com capacidade de carga de 19,5 toneladas (versão 4×2); 24,75 toneladas (6×2) e até 29,25 toneladas (8×2).

Já, em termos de tecnologia embarcada, a montadora não poupou esforços em propiciar uma nova realidade ao transporte estradeiro, com várias novidades. O motor D13K, de acordo com a Volvo, traz uma série de qualidades que impulsionam o alto desempenho, o menor consumo e a economia operacional.

Os executivos André Marques e Gilcarlo Prosdócimo destacam o valor da Volvo e das novas tecnologias

Gilcarlo Prosdócimo, gerente de engenharia de vendas de ônibus da marca, comentou que a tecnologia common rail utilizada no propulsor favorece a maior pressão de injeção de combustível, fazendo com que a queima seja perfeita, gerando maior eficiência energética. “Claro que o novo motor também incorpora outras novidades, como o sistema EGR, recirculação de gases e aquecimento do motor, novo compressor de ar, filtros de combustível intercambiáveis com o caminhão da marca, novo turbocompressor, novos pistões e novo comando de válvulas. Assim como o motor, o sistema de tratamento dos gases, equipado com o sistema SCR e filtros de particulados, também traz benefícios ao conjunto”, explicou.

Prosdócimo ressaltou que a Volvo separou o radiador de água do Intercooler, uma mudança que garantiu menor perda térmica. “Este desenho criativo permitiu que o compartimento do motor mantenha temperaturas mais estáveis, proporcionando maior vida útil do óleo, com um intervalo de troca de mais de 100 mil quilômetros, 30% a mais do que na geração anterior”.

Em relação a segurança, a montadora destacou o freio motor VEB+ (Volvo Engine Brake), que agora tem 510cv, 30% a mais do que a versão anterior e continua sendo o mais potente em todo o mercado. Além disso, é possível ainda a instalação de Retarder, como item opcional. Quando atuando em conjunto com o VEB+, a potência de frenagem total chega a 1.100 cv.

Outros dispositivos ainda podem estar presentes, como o “Sistema de Segurança Ativa” (SSA), “Programa Eletrônico de Estabilidade” (ESP) e “freios à disco com sistema de controle eletrônico EBS de 5ª geração”. Além disso, os chassis têm à disposição os sistemas de segurança mais recentes, como o “Aviso de colisão frontal com frenagem de emergência”, “Aviso de Mudança de Faixa”, “Sinal de Alerta no Para-brisa”, “Piloto Automático Adaptativo” e “Assento Vibratório”. A nova linha habilita também o SSA para carroçarias com para-brisa bipartido.

A figura do chassi Euro VI e toda a sua tecnologia embarcada

O sistema de freios é algo especificado de forma importante pela fabricante. Ele é a disco e standart em todos os modelos da linha rodoviária. “Há muitas vantagens com esse item, como a redução do peso e do aquecimento do sistema, a maior capacidade de frenagem, e o menor tempo de troca do componente”, lembrou Prosdócimo.

E, falando em negócios, a marca já anunciou as primeiras vendas, totalizando 147 unidades de seus chassis Euro VI, para várias empresas de ônibus de todo o Brasil. André Marques, presidente da Volvo Buses América Latina, disse que a fabricante está muito otimista com os primeiros negócios e a alta receptividade dos clientes. “O mercado de ônibus rodoviários vem em recuperação nos últimos anos e os novos modelos Euro VI reforçam ainda mais nossa oferta de veículos de alta tecnologia, em que já somos referência”, observou.

Os ônibus para aplicação rodoviária passaram e passam por um processo evolutivo muito interessante, com características que atestam a preocupação das encarroçadoras e montadoras de chassis em conceber veículos cada vez mais modernos, dotados de variados elementos de segurança, conforto interno e adaptados ao tema ambiental.

Aspectos que fazem a diferença nos novos chassis da Volvo Euro VI

Paulo Arabian, diretor comercial de ônibus da montadora, vai no mesmo raciocínio de seu colega, ressaltando o segmento de chassis estradeiros que vem se recompondo desde a pandemia. “Além do represamento de viagens naquele período, o dólar valorizado aumentou a demanda por viagens domésticas, notadamente as de rotas longas. Os novos ônibus Volvo oferecem alta segurança e conforto aos passageiros, com excepcional economia de combustível para os frotistas. É uma combinação perfeita”, disse ele.

Para o motorista, a transmissão é a do modelo I-Shift, de 7ª geração, que permite trocas de marcha ainda mais rápidas e suaves, totalmente automatizada, bem como manual. “Como novidade, introduzimos uma versão Overdrive na nossa caixa, com recursos que favorecem a operação, com redução do consumo de combustível”, disse Prosdócimo. Ainda, para o condutor, no que tange a arquitetura eletrônica, a montadora oferece a chamada Multiplex 3, sendo totalmente nova, garantindo maior velocidade de dados e ainda maior eficiência no encarroçamento dos chassis.

André Marques recordou que a Volvo mantém, em sua estratégia comercial, o respeito ao meio ambiente e às pessoas, afinal, sua linha de negócios gira em torno desses temas, sempre trazendo inovações tecnológicas. “Investimos, continuamente, em soluções avançadas que proporcionem a segurança às pessoas e à causa do meio ambiente. Temos um compromisso com o melhor transporte”, salientou.

Imagens – Revista AutoBus

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