Investindo em trólebus

O modal ainda mantém sua importância no cenário europeu

Não é só ônibus elétrico 100% a baterias que está presente no cotidiano operacional do transporte coletivo europeu. O trólebus também se mostra forte, vivo e o seu significado quanto à um ambiente urbano mais limpo é ressaltado em muitas cidades.

Recentemente, a capital da Romênia, Bucareste, encomendou à fabricante polonesa, Solaris Bus & Coach, 100 novas unidades para renovar a sua frota e serão utilizados pela operadora STB SA (Societatea de Transport Bucuresti).

Os novos ônibus Trollino, com 12 metros de comprimento, serão movidos por um motor de tração de 160 kWh, tendo ainda um banco extra de baterias Solaris High Power de última geração com capacidade de 60 kWh, tecnologia que permitirá a operação fora da rede área por até 20. Essas baterias serão recarregadas durante a viagem (através da tecnologia de carregamento em movimento).

A bordo, além do sistema de ar-condicionado, haverá o recurso de monitoramento, telas de informações aos passageiros e portas USB, com os quais os passageiros poderão carregar seus telefones ou tablets. A capacidade é para 90 passageiros, sendo 25 sentados.

Bucareste é uma das oitos cidades romenas com veículos de emissão zero da Solaris – trólebus e ônibus elétricos. Desde 2002, a fabricante já entregou quase 500 ônibus para os operadores de transporte locais, incluindo mais de 180 veículos da série Trollino.

Serão investidos 60 milhões de euros nessa nova aquisição.

Imagem – Solaris Bus & Coach

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *