Madri rumo ao transporte 100% sem poluição

Visando dar eficiência em seus serviços, a EMT anunciou, para o próximo mês de maio, o início das operações do seu primeiro sistema de BRT (Trânsito Rápido de Ônibus) entre os bairros de Valdebebas y Sanchinarro

Após ter retirado de circulação seu último ônibus urbano movido a diesel, a capital espanhola, por intermédio da Empresa Municipal de Transportes (EMT), passa a contar, a partir deste ano, apenas com a tração a gás natural (1.915 unidades) e elétrica (180 veículos) em sua frota do sistema de transporte coletivo.

Dessa maneira, Madri conta com ônibus com tração que reduz as emissões poluentes e são dotados das últimas novidades tecnológicas, atendendo à um dos objetivos-chave da Estratégia de Sostenibilidad Ambiental Madrid 360 do Ayuntamiento e um dos projetos do Plano Estratégico de EMT até 2025 – meta de ter 25% da frota composta por ônibus elétricos. Ainda, em 2023, chegarão os primeiros 10 veículos equipados com células a combustível (hidrogênio) e mais 150 com propulsão elétrica (baterias).

Visando dar eficiência em seus serviços, a EMT anunciou, para o próximo mês de maio, o início das operações do seu primeiro sistema de BRT (Trânsito Rápido de Ônibus) entre os bairros de Valdebebas y Sanchinarro, com conexão ao Hospital Ramón y Cajal, por meio de vias segregadas (19 quilômetros, de um total de 31 quilômetros de extensão), com prioridade semafórica, além de 10 ônibus 100% elétricos, da marca Irizar.

Os respectivos veículos combinam a flexibilidade de um ônibus urbano e a estética dos modernos bondes, com um design próprio, minimalista, diferenciando-se facilmente do resto da frota municipal. Quanto a questão técnica, os ônibus contam com baterias de última geração de mais de 430 kWh de potência e sistema de tração equipado com um motor central de 206 kW. Foram investidos 23 milhões de euros na readequação viária e na compra dos novos ônibus.

Imagem – Irizar

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